BLS nas Escolas

A mais nova atividade do LabHab foi lançada - e agora ele está imerso na comunidade como nunca antes! Sim, o BLS nas Escolas saiu do papel e já implementou sua primeira intervenção numa escola pública da Grande Natal. Este projeto busca levar o ensino de cuidados de primeiros socorros, sobretudo o BLS, em escolas da rede pública da região metropolitana de Natal, valendo-se de treinamento in situ de crianças e adolescentes com bonecos de simulação médica!

Curso teórico prático de BLS

        EVENTO ENCERRADO! Obrigado por participarem e até nossa próxima edição...

 

CURSO TEÓRICO-PRÁTICO DE BASIC LIFE SUPPORT (BLS)

É com grande prazer que o PET - MEDICINA disponibiliza inscrições para o curso teórico-prático de BLS (Basic Life Support). Serão disponibilizadas 24 vagas para alunos do 1°, 2° e 3° períodos que se inscreverem até as 23:59 do dia 08/08 ou até que todas as vagas sejam preenchidas. A monitoria (aula teórica) será no dia 10/08 às 17h e 30min na sala 01 do 4° Sub do HUOL. Para se inscrever, basta clicar no link abaixo e preencher o formulário.

 

Atenção: Vagas limitadas!!

FUNCIONAMENTO:

O Curso teórico-prático envolve duas etapas:

1) Aula teórica (24 vagas) no dia 10/08 às 17h e 30min.

2) Aulas práticas (em grupos de 06) no dia 11/08 a partir das 14h.

 

OBS: A distribuição e organização dos grupos de práticas serão realizadas a posteriori.

OBS: Só poderão participar das práticas os alunos presentes na aula teórica.

OBS: Após a inscrição, o participante deverá aguardar um e-mail de confirmação.

OBS: Em caso de desistência comunicar com pelo menos 12 horas de antecedência para que possamos chamar o próximo da lista de espera.

 

 

BLS e ACLS (atualização)

        A AHA (American Heart Association) está sempre atualizando as diretrizes para um bom atendimento ao paciente que necessita de condutas vitais, como é o caso do BLS (Basic Life Support) e o ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support). Nesse contexo, é sempre bom lembrar que a AHA disponibiliza em sua página uma grande quantidade de informações sobre o tem, bem como vídeos e locais para cursos avançados na área!
        Ademais, gostaríamos de disponibilizar o link para onde será possível baixar o Guideline mais recente. ACESSE AQUI.

Curso teórico-prático de acls

    É com grande prazer que o PET - MEDICINA disponibiliza inscrições para o curso teórico-prático de ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support). Serão disponibilizadas 18 vagas para alunos do 4°, 5°, 6°, 7° e 8° períodos que se inscreverem até as 23:59 do dia 01/08 ou até que todas as vagas sejam preenchidas. A monitoria (aula teórica) será no dia 02/08 às 17:00h na sala 02 do 4° Sub do HUOL, e a aula prática acontecerá no dia 04/08 no LHC a partir das 14h. Para se inscrever, basta clicar no botão de inscrição abaixo:. 

Atenção: Vagas limitadas!!

FUNCIONAMENTO:

O Curso teórico-prático envolve duas etapas:

1) Aula teórica (18 vagas) no dia 02/08 às 17:00h.

2) Aulas práticas (em grupos de 06) no dia 04/08 a partir das 14h (LabHab).

 

OBS: A distribuição e organização dos grupos de práticas serão realizadas a posteriori.

OBS: Só poderão participar das práticas os alunos que estiverem presentes na aula teórica.

OBS: Após a inscrição, o participante deverá aguardar um e-mail de confirmação.

  

Inscrição LHC 2017

      A monitoria de habilidade clínica do PET está fornecendo várias práticas para alunos do segundo período do curso de medicina da UFRN, iremos ofertar práticas de aferição de PA, Intubação Orotraqueal e punção venosa periférica. Leiam o edital (imagem a esquerda) para entender o funcionamento das monitorias, abaixo temos as monitorias que serão ministradas e o período de inscrição para elas! Não perca tempo organize sua agenda e vá para uma de nossas monitorias!
 
OBS: Importante lembrar que cada monitoria tem vagas limitadas, de modo que o inscrito deve aguardar o email de confirmação de sua inscrição!
 
      Inscreva-se abaixo:

     Abertura das inscrições: 24/05 as 20:00! (Inscrição Aberta)

     A confirmação de sua inscrição será enviada por email...

     -Monitoria de Intubação Orotraqueal (IOT) no dia 02/05 das 14h até as 16h (serão duas turmas de 06 alunos):INSCRIÇÃO AQUI!!

     -Monitoria de Aferiação da Pressão Arterial no dia 04/11 das 14h até as 16h (serão 02 turmas): Aguardem...

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    

 

 

    

Inscrição curso teórico-prático de bls 

        É com grande prazer que o PET - MEDICINA disponibiliza inscrições para uma aula teórica de BLS (Basic Life Support). Serão disponibilizadas vagas 24 para alunos do 1°, 2° e 3° períodos que se inscreverem até as 23:59 do dia 18/03. A monitoria (aula teórica) será no dia 23/03 as 18:30 na sala 01 do 4° Sub do HUOL. Para se inscrever basta clikar no botão abaixo e se inscrever.
 
FUNCIONAMENTO:
 
O Curso teórico-prático envolve duas etapas:
1) Aula teórica (24 vagas) no dia 23/03 as 18:30h.
2) Aulas práticas (em grupos de 06) no dia 24/03 a partir das 14h
 
OBS: A distribuição e organização dos grupos de práticas serão realizadas a posteriori.
OBS: Só poderão participar das práticas os alunos que estarem presentes na aula teórica.
OBS: Após a incrição o participante deverá aguardar um email de confirmação.
 
INSCRIÇÃO PARA BLS:

INSCRIÇÃO CURSO TEÓRICO-PRÁTICO DE ACLS

       É com grande prazer que o PET - MEDICINA disponibiliza inscrições para uma aula teórica de ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support). Serão disponibilizadas 18 vagas para alunos do 4°, 5°, 6°, 7° e 8° períodos que se inscreverem até as 23:59 do dia 26/03. A monitoria (aula teórica) será no dia 30/03 as 18:30 na sala 01 do 4° Sub do HUOL. Para se inscrever basta clikar no botão abaixo e se inscrever.
 
FUNCIONAMENTO:
 
O Curso teórico-prático envolve duas etapas:
1) Aula teórica (18 vagas) no dia 30/03 as 18:30h.
2) Aulas práticas (em grupos de 06) no dia 31/03 a partir das 14h (LabHab)
 
OBS: A distribuição e organização dos grupos de práticas serão realizadas a posteriori.
OBS: Só poderão participar das práticas os alunos que estarem presentes na aula teórica.
OBS: Após a incrição o participante deverá aguardar um email de confirmação.
 
INSCRIÇÃO PARA ACLS:

 

PET na habilidade clínica

            O PET-Medicina foi capacitado, por profissionais especialistas em cada área da habilidade treinada, há compartilhar o conhecimento da técnica de habilidades clínicas importantes para todo médico de modo a proporcionar um ambiente para o treinamento e repetição da técnica da aferição da Pressão arterial, do toque vaginal, da punção de líquor, da punção venosa, do manejo do epistaxe, da intubação orotraqueal e da sonda vesical de demora. Veja abaixo um pouco sobre cada habilidade que você poderá treinar conosco:

 

    -Aferição da pressão arterial

            O conhecimento sobre a pressão arterial de um indivíduo tem um grande valor para o pensamento clínico, seja em um momento de atenção ao trauma, seja em uma cirurgia ou em um ambiente ambulatorial. Isso se deve pela capacidade dessa informação indicar como está a perfusão do sangue nos tecidos, e como o sangue é responsável por transportar oxigênio e nutrientes, uma má perfusão representa um grande perigo com necessidades de ações de emergência ou urgência.

            Além disso, a Hipertensão Arterial Sistêmica (VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão), uma das doenças crônicas mais conhecidas atualmente pela comunidade geral tem seu diagnóstico e acompanhamento a partir da aferição da pressão arterial, assim, torna-se essencial para um bom médico o desenvolvimento de uma adequada aferição da pressão arterial.

           Desse modo, é essencial o treinamento (veja aqui um manual de como aferir) da aferição da pressão e do treinamento supervisionado para atualizar sobre novos consensos ou para retirar vícios que prejudiquem a correta aferição da pressão. O PET fornecerá uma tabela com número limitado de inscritos para treinar esta habilidade.

 

    -Toque vaginal

            O toque vaginal (palpação bimanual em ginecologia) é uma técnica obstrétrica de grande valia até os dias de hoje pela sua simplicidade de realização, mas com muitas informações valiosas para o parto. Com o momento do parto chegando se espera que haja a dilatação do colo uterino e a descida da parte fetal, de modo que acompanhar essa dilatação é mais uma ferramenta de grande valia para identificar o momento oportuno para o iniciar o trabalho de parto.

            Essa manobra, quando bem executada (veja aqui mais informações), possibilita estudar três vertentes importantes: A integridade da membrana, a dilatação do colo uterino e o feto. O PET também irá propiciar momentos de treinamento do "toque" no Laboratório de Habilidade Clínicas (LHC).

 

    -Punção lombar

            No espaço subarácnoideo (entre a meninges aracnoide e pia-mater) existe o líquido cefaloraquidiano (liquor), um líquido corporal de aparência clara, estéril que serve com um "amortecedor" para o cérebro e medula espinhal, além de distribuir nutrientes e de remover resíduos metabólicos produzidos pelo tecido nervoso. Sua análise laboratorial e clínica possibilita colaborar com o pensamento clínico de diversas doenças, como meningites, encefalites, esclerose múltipla, sídrome de Guillain-Barré e hemorragia subaracnoidea.
 
            Reconhecendo a emergência e urgência de várias das patologias passíveis de serem identificadas com o exame de punção lombar, na qual se retirar um pouco do líquor do paciente, se torna muito petinente a um médico generalista o treinamento da técnica da punção (entenda mais sobre a técnica), além da compreensão e avaliação crítica dos resultados desse líquido (veja aqui referências), de modo a possibilitar uma conduta rápida e eficaz para a condição do paciente.

 

    -Punção venosa periférica

            A construção de um meio de acesso a circulação de um paciente se deve a necessidade de infusão de medicamento intra-venoso ou de líquidos, como o sangue e o soro. O advento da punção venosa possibilitou uma verdadeira revolução na capacidade de manusear o paciente de forma mais rápida e controlada.

            Apesar de a maioria das punções serem realizadas por técnicos em enfermagem e por enfermeiros, é essencial, num contexto do trabalho em equipe de saúde, que o médico saiba a técnica e que possa ser mais um profissional que saiba ajudar em acessos difíceis ou fazer a punção quando estiver sem a ajuda desdes profissionais.

            Existem diversos tipos de agulhas, fios-guia e técnicas que podem ser utilizadas pra a aplicação de uma punção venosa efetiva (veja mais detalhes da técnica), de modo que a escolha de uma técnica e a sua repetição é uma maneira importante para a consolidação da habilidade.

 

    -Manejo de epistaxe

            O sangramento da mucosa das fossas nasais (epistaxe) é uma situação que gera grande comoção social quando ocorre, o que leva a seu aparecimento em pronto-socorro, de modo que não apenas o otorrinolaringologista deve desenvolver habilidade de realizar o manejo iniciar desta hemorragia, mas todo médico.

            O conhecimento de algumas técnicas (saiba mais aqui) com alto potencial de diminuir ou encerrar o sangramento nasal tem, assim, uma grande importância no manejo inicial dos pacientes.

 

    -Intubação orotraqueal (IOT)

            A manutenção da ventilação é um dos princípios básicos de um bom suporte de vida. Nesse contexto, a intubação orotraqueal entra como uma técnica que frequentemente é utilizada por um médico em situações de urgência e emergência exatamente como uma necessidade de se manter a via aérea do paciente. Além disso, a intubação é uma importante tecnica (vídeo) utilizada pelo anestesista para proporcionar condições operatórias.

            É pensando, principalmente, nas necessidades de urgência e emergência que qualquer médico pode se deparar, até mesmo não estando em um pronto-socorro, que o conhecimento de técnicas de intubação se mostra importante ainda mais quando se vem acompanhada com a prática repetida dessa técnica. Exatamente pelo médico clínico se deparar pouco com a necessidade de intubar um paciente que ele precisa treinar muito em manequins para nas poucas oportunidades em que for chamado conseguir executar com êxito, afinal, a não intubação pode levar a uma deterioração da codição do paciente.

 

    -Sonda vesical de demora

            A sonda vesical de demora é utilizada quando se observa a necessidade do paciente permanecer com esse meio facilitador da diurese por um tempo prolongado, como em paciente imobilizados, insconcientes, com obstruções, no pós-operatório de algumas cirurgias e como forma de se avaliar a diurese e a função renal.

            Recomendamos, como referêncial teórico, o curso gratuito de sondagem versical fornecido pelo Hospital Israelita Albert Einstein com duração de cerca de 30 mim e com possibilidade de receber certificado de participação. Clique aqui para ir para a página do curso.

 

    -Referências

Sociedade Brasileira de Cardiologia / Sociedade Brasileira de Hipertensão / Sociedade Brasileira de Nefrologia. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Arq Bras Cardiol 2010; 95(1 supl.1): 1-51

https://www.nelsonginecologia.med.br/gynpalpation_port.htm

https://www.fleury.com.br/medicos/educacao-medica/manuais/manual-de-neurodiagnosticos/pages/liquido-cefalorraquidiano.aspx

https://hmsportugal.wordpress.com/2011/08/30/o-que-e-uma-puncao-lombar/

https://aenfermagem.com.br/materia/puncao-venosa/

https://sbnr.org.br/epistaxe/

MORO, Eduardo Toshiyuki; MODOLO, Norma Sueli Pinheiro. Indução anestésica com a técnica de seqüência rápida. Rev. Bras. Anestesiol.,  Campinas ,  v. 54, n. 4, p. 595-606, Aug.  2004 .   

https://aenfermagem.com.br/procedimentos/sonda-vesical-de-demora-masculina/

https://www.einstein.br/Ensino/cursos-abertos/Paginas/curso-gratuito-em-sondagem-vesical.aspx

LABORATÓRIO DE HABILIDADES CLÍNICAS

O desenvolvimento de habilidades clínicas é uma etapa fundamental da educação médica, que deve ser estimulada em diversos momentos do curso, desde o ciclo básico até o internato. Pensando nisso, o PET Medicina foi capacitado, por profissionais especialistas, para poder compartilhar o conhecimento técnico de diversas habilidades clínicas imprescindíveis a todo médico. Em nosso Laboratório de Habilidades Clínicas (LHC) teremos a oportunidade de aprimorar as habilidades técnicas da aferição da pressão arterial, da punção de lombar, da punção venosa, da intubação orotraqueal e da sonda vesical de demora.

Além disso, teremos a oportunidade de aprender e aprimorar os protocolos destinados ao atendimento em suporte básico de vida, o BLS (Basic Life Suport), que diz respeito a um conjunto de medidas sistematizadas que visa reconhecimento e ação precoces frente a uma parada cardiorrespiratória (PCR), e em suporte avançado de vida, o ACLS (Advanced Cardiac Life Suport), que também faz parte da corrente de sobrevivência do paciente em PCR. O treinamento em BLS e ACLS, oferecido por monitores petianos treinados, objetiva capacitar os estudantes de medicina nos diferentes aspectos da reanimação cardiopulmonar a fim de aumentar a cadeia de sobrevida pós-PCR

                      

Baixe aqui!

Clique na imagem abaixo e se delicie com nosso E-book em PDF para levar onde quiser.

Enquete

Treinar em manequins antes de realizar na prática...

Total de votos: 9

Galeria de fotos: Lab. Habilidades

Lab. Habilidades

    Laboratório de Habilidades Clínicas - LHC
 
    A atividade é desenvolvida por PETianos que já cursaram integralmente a Disciplina de Semiologia e que receberam treinamento específico para o manejo de manequins utilizados para o desenvolvimento de habilidades na prática médica, sendo orientados por professores vinculados ao Laboratório de Habilidades Clínicas. Os monitores prestam auxílio aos alunos interessados a aprender e treinar procedimentos básicos passíveis de serem realizados com os recursos do laboratório, ensinando a prática e sanando possíveis dúvidas. Além disso, organizam duscussões de casos clínicos ára dar maior veracidade e conhecimento para a realização dos procedimentos. 
    
    A participação nesta tividade está prevista no Planejamento de Atividades do Grupo. Nelas, os integrantes do grupo atenderam à comunidade universitária, como parte de suas atividades de iniciação à doscência, aprimotamento do aprendizado dos PETianos nos conteúdos em que exercem monitoria, maior integração com os demais estudantes do cruso e também com os professores, e, dessa forma, dando maior visibilidade ao grupo PET no âmbito do curso de graduação em Medicina da UFRN.

Laboratórios 

        Conheça abaixo o site de alguns laboratório de treinamento de habilidades clínicas: