INSCRIÇÕES MÁS NOTÍCIAS 2018.1

"Quanto mais consciente da morte, mais humanos nos tornamos. Só assim dá para esolher como passar seu tempo por aqui: viver de verdade até que a morte chegue ou ir morrendo enquanto acha que está vivo" - Dra. Ana Claudia Quintana
 
As habilidades de comunicação são frequentemente exigidas no exercício da Medicina no estabelecimento de uma relação médico-paciente adequada. Uma das tarefas mais complicadas no trabalho médico é a capacidade de informar más notícias aos seus pacientes e familiares - morte, diagnósticos complicados, prognósticos reservados.
 
Reconhecendo a necessidade de desenvolver essa habilidade, há mais de 3 anos o PET Medicina UFRN inicou o projeto "A arte de dar más notícias", que visa a capacitar e instruir estudantes de Medicina nessa comunicação baseado em protocolos já estabelecidos e a experiência reconhecida de mestres da nossa Casa.
 
A atividade será realizada no dia 26 de Maio de 2018 a partir das 8h no mini-auditório do 3º subsolo do HUOL. O evento contará com a participação de docentes convidados e um número limitado de discentes em uma manhã de imersão com metodologias ativas e treinamento "hands on". O encontro será dividido em fases teóricas expositivas, fases de discussão de casos e uma parte final prática, onde poderemos exercer os conhecimentos adquiridos com o intuito de consolidá-los. Será conduzido pela Profª. Vanessa Giffoni, médica geriatra que desenvolve pós-graduação na área da comunicação de más notícias. Não percam!
 
As inscrições estão abertas e o evento contará com certificado emitido pelo SIGAA. 
 
Inscreva-se aqui.

INSCRIÇÕES MÁS NOTÍCIAS 2017.2

    É sempre uma alegria poder liberar um paciente, tranquilizá-lo quanto a um prognóstico ou resultado ou ainda curá-lo. No entanto, nem sempre é o que enfrentamos na Medicina. 
    Você sabe qual é a melhor forma de abordar um paciente e sua família ao dar um diagnóstico, prognóstico ou notícia não agradável? Não é uma tarefa fácil, mas existem protocolos e abordagens que podem nos auxiliar! 
    Participe do Minicurso Comunicação de Más Notícias, promovido pelo Pet Medicina UFRN! Será uma manhã de discussões e aprendizado e engrandecimento pessoal! O minicurso tem uma abordagem teórico-prática e será conduzido pela geriatra Dra. Vanessa, que concluiu seu mestrado com foco na comunicação de más notícias. 
    Essa habilidade é fundamental para o médico e pouco discutida ao longo da gradução. Não perca essa oportunidade!
  • Data: 28/10/17
  • Horário: 8h às 12h
  • Local: miniauditório do 3ss do HUOL (ao lado da secretaria)
  • VAGAS LIMITADAS!!!
 

INSCRIÇÕES MÁS NOTÍCIAS 2017.1

       "Quanto mais consciente da morte, mais humanos nos tornamos. Só assim dá para escolher como passar seu tempo por aqui: viver de verdade até que a morte chegue ou ir morrendo enquanto acha que está vivo." - Dra. Ana Claudia Quintana

        As habilidades de comunicação são frequentemente exigidas no exercício da Medicina no estabelecimento de uma relação médico-paciente adequada. Uma das tarefas mais complicadas no trabalho médico é a capacidade de informar más notícias aos seus pacientes e familiares - morte, diagnósticos complicados, prognósticos reservados.

        Reconhecendo a necessidade de desenvolver essa habilidade, há mais de 3 anos, o PET - Medicina UFRN iniciou o projeto "A Arte de Dar Más Notícias" que visa capacitar e instruir estudantes de Medicina nessa comunicação baseado em protocolos já estabelecidos e a experiência reconhecida de mestres da nossa Casa.

        A atividade em sua quarta edição será realizada no dia 25 de Março de 2017, a partir das 8h00 até as 12h00, no mini-auditório do 3º subsolo. O evento contará com a participação de docentes convidados e um número limitado de discentes (serão 15 vagas disponibilizadas por ordem de inscrição) em uma manhã de imersão com metodologias ativas e treinamento "hands on".

 

        NÃO PERCA TEMPO, FAÇA SUA INSCRIÇÃO ENQUANTO TIVER VAGAS!!!

Inscreva-se clicando na imagem abaixo!!! (até 22/03 ou acabarem as vagas)

 

 

Más notícias

    Projeto "A arte de dar más notícias"
 
    Dar más notícias a pacientes e familiares em hospitais é uma das mais difíceis tarefas com que se deparam os médicos e os estudantes de medicina. Embora essa realidade seja conhecida, não existe, formalmente, uma disciplina responsável pela capacitação dos alunos e desenvolvimento de suas habilidades comunicativas durante a prática da relação médico-paciente.
    
    Em virtude disso, a atividade extracurricular "A arte de dar más notícias" visa ensinar as técnicas da comunicação, baseadas no protocolo SPIKES; disponibilizar momentos de atividade prática aos estudantes com o intuito de fortalecer os conhecimentos apreendidos e proporcionar momentos de discussão acerca das situações-problema.
 
    A metodologia envolvida baseia-se em momentos expositivos; momentos de prática, nos quais se propõe uma simulação de uma má notícia em que um aluno será convidado a desempenhar o papel do médico. A simulação será gravada e, em seguida, o aluno-ator terá a oportunidade de rever seus comportamentos e atitudes, possibilitando a discussão do significado de cada postura assumida.
 
    Os alunos serão avaliados pelo professor convidado e pelos PETianos (baseado em Checklist previamente elaborado) de acordo com a observação de seu desempenho das situações práticas. Ao final da atividade, espera-se que o aluno sinta-se mais seguro para desempenhar o papel de mensageiro de uma notícia ruim. Consequentemente, estaremos contribuindo para a maior satisfação do paciente e de sua família, agora abordados por profissionais mais habilitados em comunicação de situações difíceis.

Baixe aqui!

Clique na imagem abaixo e se delicie com nosso E-book em PDF para levar onde quiser.

Galeria de fotos: Más notícias