MBE

    Disciplina optativa: Medicina Baseado em Evidências
 
Código: MCL0048
 
    Com o objetivo de promover o desenvolvimento análise crítica da prática da Medicina Baseada em Evidências no Curso de Medicina, o acesso crítico a literatura científica e a tomada de decisões baseada nas melhores evidências disponíveis, o PET passou a organizar desde o primeiro semestre de 2009 um curso, dividido em 2 unidades, abordando temas extremamente relevantes para o acadêmico de Medicina e o futuro profissional Médico. Os temas incluem publicações e acesso à base de dados, Níveis de evidência e recomendação de artigos, tipos de estudos epidemiológicos e viéses, filosofia da ciência (método científico) e bioestatística.

  A disciplina tem carga horária de 30h, com encontros, inicialmente ensinando um pouco da teoria de compreesão de artigos científicos (linguagem e estatística) e, após esse momento teórico, encontros quinzenais ocorrendo nas quintas-feiras, das 17h30-19h, no HUOL. Funciona no estilo de Journal Club e em cada encontro um grupo será responsável pela apresentação de um artigo científico, sendo posteriormente comentado e discutido com o professor responsável pela data (cada encontro teremos um professor convidado diferente).

  A atividade foi apontada pelos alunos como um evento de grande importância para o aprimoramento dos conhecimentos a cerca de artigos científicos. Participe você também! 

  A disciplina tem como pré-requisito a disciplina de Epidemiologia 1, mas se ficou interessado em participar das discussões estaremos animados com a possibilidade de ser um Ouvinte Externo! Participe!

YouTube e MBE    

        O YouTube já se consolidou como um ambiente de pluralidade. Dentre suas possibilidades o ensino de qualidade e flexível se mostra com um grande postencial. Dessa forma, pensando em aprimorar ainda mais nossos conhecimentos em Medicina Baseada em Evidências o Grupo PET selecionou alguns canais e vídeos que podem auxiliar muito no processo de aprendizado. Que tal? Vamos dar uma olhadinha?
 
The NCCMT é um centro de colaboração para a qualidade de metodologia que traz a possibilidade de ensinar de forma descomplicada temas como: o uso de Odds Ratio, a interpretação do Forrest Plot (Metanálise), Intervalo de confiança das análises estatísticas, a compreensão do que é clinicamente significativo e sobre a análise do famoso P Valor.
 
Centro de Telessaúde do HC-UFMG: Uma playlist de um curso introdutório sobre Saúde Baseada em Evidências (uma forma mais ampla e abrangente da MBE) com 08 aulas completas disponível pelo YouTube clicando aqui.
 
Blog Medicina Baseada em Evidências: O autor do Blog brasileiro mais famoso em MBE (Dr. Luiz Correia) também tem um canal no YouTube que contem uma grande diversidade de vídeos interessantes, pois abrange uma palestra sobre como ler artigos científicos, sobre a análise crítica do Odds Ratio, pensamento probabilístico e até sobre conflito de interesse sempre de uma forma desconplicada e crítica, exatamente o que precisamos para a construção da nossa MBE.

American College of Physicians

        Você conhece o site da American College Of Physicians (ACP)? Eles tem uma grande dedicação para a educação médica desde sua fundação. Dentre as revisões de temas relevantes para todo interno em medicina eles trazem uma proposta muito interessante chamada de Journal Club!
        O Journal Club é uma espécie de análise crítica de artigos de grande relevância que foram publicados recentemente. Como funciona: A cada edição da Revista da ACP (chamada de Annals of Internal Medicine) há artigos específicos onde especialistas fazem comentários (verdadeiras análises de MBE) sobre o artigo tanto sobre a parte estatística como sobre a parte clínica. Dessa forma, ele pode se tornar uma interessante forma de praticar MBE, pois por meio da leitura de análises nós acabamos por treinar nossos conceitos e desenvolver ainda mais nossa capacidade crítica!
        Sabe o que é de mais empolgante sobre a ACP? Ele é gratis para estudantes de medicina!! Isso mesmo estudantes do Brasil podem fazer sua inscrição na ACP e se tornar um membro (com direito a revista, ao Journal e a várias outras ferramentas!).
 
        Está aguardando o que? Corra para o site e faça a sua inscrição!...

Como pesquisar em base de dados:

Saber pesquisar nas diversas bases de dados de pesquisa é uma tarefa essencial para a atualização médica e a realização de pesquisas (como revisões da literatura). Apesar da pesquisar ocorrer de forma intuitiva o conhecimento básico de ferramentas e opções nessas bases podem ajudar a realizar uma pesquisa mais efetiva, que atinja melhor os seus objetivos. Veja os tutoriais abaixo para entender um pouco mais sobre como pesquisar:
 
Tutorial de uso do PubMed (Intermediário)
 
 
 
 

Baixe aqui!

Clique na imagem abaixo e se delicie com nosso E-book em PDF para levar onde quiser.

Enquete

Você sabe utilizar base de dados? (PubMed, Scielo, BVS)

Sim! (3)
Não. (0)

Total de votos: 7

Vamos discutir!

    Existem vários blog que discutem sobre MBE utilizando artigos de grande validade científica, conhecer e ler essas páginas são um ótimo começo para desenvolver o MBE dentro de você:
 
 
 

PET evidências

A Medicina está cada dia mais baseada em evidências, e para te ajudar a encontrar boas evidências o PET criou o PET Evidências, onde você poderá encontrar pesquisas, discussões e diretrizes novas e de alto impacto em saúde. Não perca tempo acesse agora mesmo e se aprofunde nos diversos artigos comentados disponíveis!!!

 

New England Journal of medicine no youtube!

        Você sabia que o canal do NEJM no youtube disponibiliza toda semana um resumo em forma de animação de uma das pesquisas mais interessnates da adição atual? É uma ótima oportunidade de ver de forma lúdica uma nova descoberta! 
        São vídeos de menos de 3 mim, mas que valem muito dar uma vizualizada e LIKE!