Enquete

Gostou das dicas??

Total de votos: 31

PETest

    Que tal testar seus conhecimentos com algumas questões de residência médica com comentários depois para você entender tudo sobre o tema da questão!!! Não perca tempo acesse o PETest: Se delicie com um desafio.

PET Evidências

    A Medicina está cada dia mais baseada em evidências, e para te ajudar a encontrar boas evidências o PET criou o PET Evidências, onde você poderá encontrar pesquisas, discussões e diretrizes novas e de alto impacto em saúde. Não perca tempo acesse agora mesmo e se aprofunde nos diversos artigos comentados disponíveis!!!

1° Período

    Inicialmente, seja muito bem-vindo, Calouro de Medicina - UFRN. Tenha certeza de que um novo mundo irá acontecer para você a partir de agora quando entrou na Universidade e, principalmente, fazendo o curso do seu sonho: MEDICINA.
    Bem, todos nós do PET também passamos pelo primeiro período e sabemos o quanto deve estar ansioso para começar as aulas e já saber de todas as dicas possíveis para fazer um bom primeiro semestre. Então, aqui seguem algumas informações:
 
    Módulo Biológico I
 
    Essa disciplina engloba as temáticas: Neuroanatomia, Neurofisiologia, Anatomia Geral, Embriologia Geral e Histologia Geral.
Haverá nesta disciplina o primeiro contato com os laboratórios de estudo: o Laboratório de Anatomia (Anatômico) e o Laboratória de Microscopia e Histologia (Histológico).
    A base do seu conhecimento sobre o corpo humano se inicia aqui e será sustentáculo para o que irá aprender nos semestres seguintes .

Literatura recomendada:

Anatomia Geral

Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar - Dangelo e Fatini

O acompanhará por quase todo o início do semestre durante as aulas de Anatomia Geral. É um livro simples, porém supre as necessidades para a disciplina. Está disponível na BCZM e na Biblioteca Setorial do CCS.

Anatomia Humana: Atlas Fotográfico de Anatomia Sistêmica e Segmentar - Yokochi

Diferentemente dos Atlas mais famosos (Netter e Sobotta), o Yokochi possui imagens reais e não desenhos. É uma ótima ideia para revisar as peças que foram vistas no Laboratório de Anatomia durante as aulas e monitoria.

 

Neuroanatomia

Neuroanatomia Funcional - Ângelo Machado

Livro mais famoso da área.  Está disponível na BCZM (poucas cópias) e na Biblioteca Setorial do CCS.

Neuroanatomia Clínica - Richard Snell

Livro muito bom de Neuroanatomia que permite um aprendizado correlacionado com a clínica da Neuroanatomia, suprindo a deficiência do mais conhecido livro-texto da área.

Dica de site: Atlas de neuroanatomia

Histologia Geral

Histologia Básica - Junqueira

É o livro mais famoso de Histologia e mais utilizado ao redor do mundo. É um livro que, normalmente, é a porta de entrada no estudo da Histologia para quase todos os alunos. Alguns detalhes que serão dados nas aulas não estão contemplados no livro.

Histologia - Ross

É o livro mais completo de Histologia disponível no mercado. Apresenta correlações entre Histologia e Biologia Molecular, o que torna bastante interessante. Além disso, os capítulos são encerrados com imagens e explicações de lâminas histológicas que o auxiliarão na prova prática. Pode ser encontrada na Biblioteca Setorial do CCS.

OBS.: A disciplina de Histologia conta com um serviço excelente de Monitoria Virtual (Monitoria Virtual de Histologia da UFRN) disponível no Facebook. Além disso, há um site na internet com o Atlas de Histologia da UFRN - DMOR. Todos disponíveis gratuitamente.

Dica de APP: Cellatlas (aplicativo com muitas imagens de células sanguineas e com questionários para testar seu aprendizado).

Embriologia Geral

Embriologia Médica - Langman

Está disponível na BCZM.

Embriologia Clínica - Moore

Está disponível na BCZM.

Ambos os livros contam casos clínicos e questões de revisão no final dos seus capítulos.

 

Neurofisiologia

100 Bilhões de Neurônios - Lent

Livro comumente indicado pelo professor. Tem uma leitura simples e um design confortável. Está disponível na BCZM.

Desvendando o Sistema Nervoso - Bear

Livro predileto nos Estados Unidos para os iniciantes no estudo de Neurofisiologia. Possui uma leitura bem fluida, informações completas, além de questões de revisão ao final dos capítulos. É um livro extremamente bem dividido. Está disponível na BCZM.

Neurociências - Purves

Outro livro excelente de Neurofisiologia. Sua leitura é um pouco mais técnica, porém os capítulos são bem divididos, apesar de mais longos do que os de Bear. Está disponível na BCZM.

OBS.: Para quem deseja se aprofundar no estudo da Neurofisiologia, uma das edições de Principles of Neural Science, livro do prêmio Nobel de Fisiologia Eric Kandel, está disponível, em inglês, na BCZM. 

 
    Módulo Celular, Molecular e Macromolecular 
 
    É a discipina responsável pelo primeiro impacto da entrada nesse novo mundo que é a Universidade. Exigirá bastante tempo de estudo e dedicação, então não deixem dúvidas e pendências sem resolução, buscando sempre resolvê-las com seus professores durante a aula ou questionando seus colegas de turma e de períodos mais avançados.
 
Links Interessantes:

Literatura recomendada:

Bioquímica Geral e Metabolismo

Princípios de Bioquímica de Lehninger - Lehninger

Livro mais completo de Bioquímica Geral e Metabolismo. É uma escolha que suprirá bem praticamente a totalidade dos tópicos abordados na disciplina. É um livro complexo, porém, excelente. Está disponível na BCZM.

Bioquímica Ilustrada - Pamela

É o livro-texto básico de Bioquímica. Bem menos extenso do que o Lehninger (bem como, menos aprofundado). Ele possui questões de revisão e mapas de conceito ao final dos capítulos. É bastante didático e costuma ser mais utilizado do que o Lehninger, devido à extensa carga horária do curso. Está disponível na BCZM.

Bioquímica Médica - Baynes

É um livro-texto ideal para o estudo de metabolismo (grande parte dos tópicos da disciplina a partir da 2ª unidade). Conta com a vantagem de ter bastante correlação clínica com temas médicos.

Bioquímica - Stryer

Outro livro que faz frente ao Lehninger, porém, possui um texto mais direto, além de ter menos contextualizações. Ideal para os tópicos de Metabolismo de Bases Nitrogenadas, além de metabolismo de grupo HEME. Está disponível na BCZM.

Bioquímica Médica

Ao final da disciplina, muitos tópicos serão aulas de correlação entre a clínica (ciclo profissional) e a bioquímica geral (ciclo básico). Alguns livros podem auxiliar nesse estudo, além dos materiais fornecidos pelos próprios professores.

 

Tratado de Fisiologia Médica - Guyton

Neurociências - Purves (aula sobre neurotransmissores, um dos capítulos do livro)

Ambos estão disponíveis na BCZM.

 

Biologia Celular

A Célula - Alberts

Melhor e mais completo livro de Biologia Molecular. O professor responsável por esses tópicos costuma usá-lo como referência na elaboração de aulas. Ele permite aprofundar tranquilamente o conteúdo caso desejado. Está disponīvel na BCZM.

Fundamentos da Biologia Celular - Alberts

Do mesmo autor de A Célula, é uma espécie de versão resumida do outro livro. Também cumpre adequadamente o seu papel, porém, não disponibiliza espaço para aprofundamento.

 

    Introdução a Medicina e Bioética
 
    Essa disciplina possui um caráter muito mais reflexivo, pois há vários momentos quando se discutirão temas polêmicos no meio médico, porém, muito pertinentes para a formação de um médico capaz de se moldar com as atuais necessidades do mercado.
    É uma disciplina bastante estimuladora e, normalmente, se realiza um trabalho que já nos dá uma ideia de como devemos nos preparar para as publicações acadêmicas. Não deixe o seminário final da disciplina para a última hora, logo, utilize adequadamente os horários livres (áreas verdes) já programadas pela disciplina para a elaboração desse trabalho. 
 
Links Interessantes:
 
 
Dica de Canal (YouTube)
- Hélio Angotti-Neto (cheio de histórias e discussões sobre medicina)
 
    SACI I
 
    Imagine juntar alunos de diferentes cursos da área da saúde em uma Unidade Básica de Saúde do município de Natal para discutir diversos temas e encarar a realidade da atenção básica. Tenha certeza de que essa disciplina irá trazer muitas emoções para o seu período.
    Busque estar atento aos prazos das entregas de portfólios (principal meio de avaliação da disciplina), além disso, não os deixem acumular.
    Outro método de avaliação da disciplina é uma prova mista (contendo questões objetivas e discursivas) que acontece uma vez no semestre. Ela aborda desde conceitos fundamentais da atenção básica até a realidade social da comunidade na qual está inserida a UBS dos alunos. Os materiais de estudo são disponibilizados pelos professores no SIGAA, mas também é necessário ficar atento aos acontecimentos rotineiros de sua unidade básica.
 
Links Interessantes:
 
    
 
    
    Alguns links interessantes:
 
 
-Blog elaborado pelos professores e equipe da monitoria da disciplina de histologia da UFRN (procure no Facebook também a  página da monitoria de histologia da UFRN)
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!