2° Período

DICAS DO SEGUNDO PERÍODO

 

MÓDULO BIOLÓGICO II

Este módulo reúne conteúdos de Anatomia, Histologia, Embriologia e Fisiologia, dessa vez, focalizados nos demais sistemas orgânicos (Cardiovascular, Gastrointestinal, Geniturinário), diferente da versão I do mesmo módulo que era focalizada no Sistema Neurológico. Além disso, a matéria é vista de forma bem integrada e os professores costumam elaborar avaliações conjuntas. 

Algumas aulas serão ministradas na sala de aula, outras nos laboratórios de Anatomia e Histologia e outras no Laboratório de Habilidades Clínicas (LHC). As aulas no LHC são práticas importantes que agregam o ensino teórico do módulo com a aplicação prática na clínica.

O módulo conta com auxilio de monitorias, as quais permitem que o aluno possa estudar nos laboratórios fora do horário de aulas e também oferecem revisões antes das avaliações.

Em resumo, este é um módulo bastante integrado e interdisciplinar. Os conhecimentos adquiridos nele servirão de base para todo o aprendizado acadêmico futuro.

Literatura recomendada:

Anatomia

A abordagem de Anatomia na disciplina de Módulo Biológico II é mais ampla do que o Módulo Biológico I. São abordados todos os sistemas do corpo, em aulas teóricas e práticas, com exceção do Sistema Nervoso (já abordado no primeiro período). As correlações anatomo-clínicas serão fundamentais para as disciplinas dos semestres seguintes.

 

Anatomia Orientada para a Clínica - Moore

Um dos livros-texto mais famosos de Anatomia. É bastante interessante, pois possui um texto com uma apresentação bastante voltada para a clínica. Possui uma leitura bastante densa, por isso, frequentemente, afastando alguns. É organizado pelos segmentos do corpo, o que pode ser um trabalho a mais para estudar alguns sistemas (a forma como é abordado em Módulo Biológico II). Estão disponíveis em pequeno número nas bibliotecas da UFRN.

Anatomia - Gardner

Utilizado por alguns professores, esse livro traz detalhes que podem servir de complemento aos ensinamentos do Moore. Pode garantir alguns pontos a mais nas provas.
 

Princípios de Anatomia Humana - Tortora

Livro bastante utilizado por alguns acadêmicos. Apresenta uma abordagem mais leve do que o Moore, porém, não deixa as correlações clínicas de lado. Além disso, a sua organização de capítulos é feita por Sistemas, assim como são realizadas as provas de MB II, logo se torna mais prático. As suas ilustrações são bastante elogiadas. Estão disponíveis em número médio nas bibliotecas da UFRN.

Netter – Atlas de anatomia humana
Atlas de anatomia mais utilizado por estudantes em todo o mundo e muito bem conceituado. Condensa todo o corpo humano em apenas 1 volume, diferente da maioria dos atlas, o que o torna muito prático. Disponível em poucos exemplares na BCZM.

 

Sobotta – Atlas de anatomia humana
Um dos atlas mais clássicos e bem conceituados, muito usado pelos estudantes. Além de imagens, possui explicações em texto e correlações clínicas. É dividido em 3 volumes. Possui muitos exemplares na BCZM.


Prometheus – Atlas de anatomia
Atlas de anatomia moderno e inovador, possui muitas correlações clínicas e diferentes tipos de abordagem para cada estrutura anatômica. Assim como o Sobotta, possui explicações em texto e é dividido em 3 volumes. Disponível apenas na biblioteca do departamento de odontologia e em poucos exemplares.

Anatomia Humana: Atlas Fotográfico de Anatomia Sistêmica e Segmentar - Yokochi

Diferentemente dos Atlas mais famosos (Netter e Sobotta), o Yokochi possui imagens reais e não desenhos. É uma ótima ideia para revisar as peças que foram vistas no Laboratório de Anatomia durante as aulas e monitoria.

 

Histologia

O conhecimento de Histologia Geral, aprendido no primeiro período, se torna mais uma vez necessário no segundo período, porém, agora serão abordados os diversos sistemas do nosso organismo na microscopia. Compreender Histologia, ou seja, o fisiológico é fundamental para entender o patológico, que será necessário em períodos adiante.

 

Histologia - Ross

É o livro mais completo de Histologia disponível no mercado. Apresenta correlações entre Histologia e Biologia Molecular, o que torna bastante interessante. Além disso, os capítulos são encerrados com imagens e explicações de lâminas histológicas que o auxiliarão na prova prática. Pode ser encontrada na Biblioteca Setorial do CCS. 

OBS.: quando ministradas as aulas de Histologia do Sistema Digestório, em especial, da Histologia da Cavidade Oral, alguns conteúdos são apenas encontrados neste livro ou em livros especializados no assunto.

 

Histologia e Biologia Celular - Kierszenbaum

É outro livro bastante completo de Histologia e uma das literaturas mais utilizadas e, consequentemente, indicadas pelos professores de Histologia do Módulo Biológico II. Destaca-se por um texto leve, além de esquemas bastante didáticos (normalmente é uma leitura menos densa que a do Ross). Há uma correlação com a patologia, que é introduzida no livro. É disponível na BCZM em grande número.

 

Histologia Básica - Junqueira

É o livro mais famoso de Histologia e mais utilizado ao redor do mundo. É um livro que, normalmente, é a porta de entrada no estudo da Histologia para quase todos os alunos. Alguns detalhes que serão dados nas aulas não estão contemplados no livro, e diferentemente do P1, ele pode não ser suficiente para o conteúdo cobrado nas provas.

 

OBS.: A disciplina de Histologia conta com um serviço excelente de Monitoria Virtual (Monitoria Virtual de Histologia da UFRN) disponível no Facebook. Além disso, há um site na internet com o Atlas de Histologia da UFRN - DMOR. Todos disponíveis gratuitamente.

 

Embriologia

Semelhantemente às outras disciplinas de Morfologia, a Embriologia é ministrada em aulas sobre os diversos sistemas. As provas são realizadas juntamente com Histologia e Anatomia, compondo a Morfologia. Diferentemente das outras disciplinas, elas são apenas teóricas.

 

Embriologia Médica - Langman

Está disponível na BCZM.

Embriologia Clínica - Moore

Está disponível na BCZM.

Ambos os livros contam casos clínicos e questões de revisão no final dos seus capítulos.

 

Fisiologia

Conhecimento de Fisiologia é fundamental mais uma vez para entender o Patológico. Em outras palavras, precisamos entender o “normal” (fisiológico) para entender o “doente” (patológico). As aulas compõem a parte de Fisiologia do Módulo Biológico II e possuem provas, frequentemente, separadas da Morfologia. 

 

Tratado de Fisiologia Médica - Guyton

Livro texto mais famoso de Fisiologia e mundialmente utilizado. Conta com todo o conteúdo de Fisiologia abordado nas suas inúmeras páginas. Os conteúdos estão capítulos inseridos em grandes unidades. Está disponível na BCZM.

OBS.: O Guyton conta com uma versão reduzida conhecida popularmente por “Guytinho” (Fisiologia Humana - Guyton) também utilizada por alguns alunos.

Vander – Fisiologia Humana: Os mecanismos das funções corporais
Livro de fisiologia muito utilizado, mais resumido que o Guyton porém ainda sim completo. Possui aplicações clínicas e casos, além de uma revisão em tópicos ao final de cada capítulo. Disponível em poucos exemplares na BCZM. É um dos preferidos do professor Mário, que geralmente segue a ordem do livro para as aulas.

 

Outros livros de Fisiologia utilizados pelos acadêmicos de acordo com sua preferência e também disponíveis na BCZM:

Fisiologia - Margarida Aires

 

Fisiologia - Linda Constanzo

 

Fisiologia Humana - Silverthorn

O destaque desse livro são as questões de revisão disponibilizados no final dos capítulos.

 

OBS.: Os professores do Módulo Biológico II são extremamente abertos para a resolução de dúvidas, sendo essa uma grande característica destes. Busque sempre que possível, entendendo a disponibilidade destes, a elaboração de exercícios (em especial, a parte de Fisiologia).

 

2. Genética Humana

Disciplina bastante interessante do segundo período. Nela temos uma viajem por um pedaço da gigantesca genética, as aulas tentam focar nos conhecimentos básicos da genética e sua fisiopatologia, mas sempre com correlações clínicas que vão ser importantes durante a nossa prática clínica. Desse modo, por mais que essa disciplina esteja no primeiro ano do curso, seus aprendizados serão usados por todo o resto e as clínicas irão puxar vários assustos ministrados, como Síndrome de Marfan, Doença de Huntington e, até mesmo, diabetes.

Além disso, o contato com artigo científicos é reforçado na apresentação do “tradicional” seminário final com artigos do New England Journal of Medicine, principal publicação médica no mundo.

OBS: A disciplina dá, por meio de suas monitorias, uma oportunidade incrível de contato com pacientes do HUOL, na qual o monitor irá levar vocês a conhecerem casos de doenças genéticas, discutir suas fisiopatologias e ajudar a fazer os relatórios de visitas para entregar a professora. Aproveitem muito essa oportunidade de ter contato com paciente e de aprender na prática.

 

------------------------------------------- Canal no YouTube ------------------------------------------------

- Recomendamos o canal do YouTube com Monitor de Genética Henrique Bedaque clicando aqui.

 

Links interessantes:

- Sociedade Brasileira de Genética Médica

- Sociedade Brasileira de genética

- Departamento de Genética Médica (UNICAMP)

- Genética Básica (UFV)

 

Literatura recomendada:

Genética Médica - Thompson & Thompson

Livro bastante conhecido de Genética, quiçá o mais utilizado. Grande destaque para a organização semelhante aos tópicos apresentados na aula, além doa abordagem desde os tópicos mais elementares até o aprofundamento. Ao final do capítulo, há questões com casos clínicos e um resumo de vários distúrbios genéticos no centro do livro.

Possui exemplares disponíveis na BCZM.

 

Genética Clínica - Read & Donnai

É um livro texto com uma série de casos clínicos que abrirão seus capítulos e servirão de bases para a explicação do tópico. Exige um conhecimento maior de Genética para entendê-lo, visto que não há um foco no embasamento do conteúdo, mas no aprofundamento.

Possui exemplares disponíveis na BCZM.

 

3. EPIDEMIOLOGIA I

A disciplina busca iniciar o desenvolvimento do Raciocínio Epidemiológico e compreender suas origens desde Jon Snow que influenciam os diversos modelos de processos de saúde-doença ao longo da História. 

Além disso, contará com a abordagem dos temas da transição epidemiológica, a notificação de doenças, o cálculo de risco.

Não deixe o seminário final da disciplina para a última hora, logo, utilize adequadamente os horários livres (áreas verdes) já programadas pela disciplina para a elaboração desse trabalho. 

Links interessantes:

- Blog de epidemiologia (Sobrevivendo na Ciência)

Comunicação e relação interpessoal na prática médica

 

Assim como Bioética, é uma disciplina de caráter reflexivo, porém mais aplicada ao cotidiano de um futuro médico. Nela, são trabalhadas habilidades de comunicação com o paciente que buscam a humanização da medicina e que serão extremamente úteis já no terceiro período, na disciplina de semiologia. São abordados diferentes temas como a relação médico-paciente, protocolos de comunicação de más notícias, a abordagem diferenciada para uma consulta pediátrica, a comunicação do médico nas redes sociais, entre outros. Existem algumas aulas ministradas por professores convidados que enriquecem ainda mais a disciplina, assim como práticas na enfermaria, sempre focando na comunicação do aluno com o paciente e não em habilidades técnicas. A disciplina é ministrada no HUOL.

 

4. SACI - SAÚDE E CIDADANIA II (POTI)

Busque estar atento aos prazos das entregas de portfólios (principal meio de avaliação da disciplina), além disso, não os deixe acumular.

Outro método de avaliação da disciplina é uma prova mista (contendo questões objetivas e discursivas) que acontece uma vez no semestre. Ela aborda desde conceitos fundamentais da atenção básica até a realidade social da comunidade na qual está inserida a UBS dos alunos. Os materiais de estudo são disponibilizados pelos professores no SIGAA, mas também é necessário ficar atento aos acontecimentos rotineiros de sua unidade básica.

Diferentemente do Saci I, em que o foco da disciplina era na comunidade, o foco do POTI é a unidade de saúde. A partir do estabelecimento da relação educação, trabalho e saúde, a disciplina se propõe a trazer a unidade saúde como um espaço também pertencente ao estudante, com o objetivo de inseri-lo em um processo de trabalho integrado que permita vislumbrar o papel individual e em equipe em grupos de alto desempenho, com vistas a impactar a comunidade de forma resolutiva. O objetivo é que as vivências proporcionem articulação entre teoria e prática, para que a formação profissional possa se dar em sintonia com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), visando levar o discente a compreender a dinâmica dos serviços de saúde. Portanto, é esperado que os alunos acompanhem a rotina da unidade, o trabalho dos profissionais e que a intervenção final seja direcionada para a Unidade de Saúde da Família (USF).

Durante o segundo período, é comum a matrícula em disciplinas optativas, seguem algumas dicas:
Medicina e Arte

Disciplina ministrada com apoio do grupo PET Medicina. Maiores informações clique aqui para se direcionar a página dessa disciplina neste site.

Habilidades Básicas de Urgência e Emergência no Adulto


Acontece no cenário do Laboratório de Habilidades Clínicas, a qual objetiva a apresentação das situações de urgência e emergência mais recorrentes na prática clínica, especialmente o desenvolvimento de habilidades na realização de manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), de modo a estimular o trabalho interprofissional e em equipe, além de habilidades de comunicação e de liderança. Com o uso de metodologias ativas para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem em saúde, incluindo simulações fidedignas à prática clínica, valorizando o raciocínio clínico e a tomada de decisões, a disciplina vem com a finalidade de aprimorar habilidades sobre situações prevalentes da urgência e emergência, mas também vincular a formação médico-acadêmica às necessidades sociais da saúde, a fim de gerar sujeitos ativos e aptos à divulgação desse aprendizado.

 

Bibliografia:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.
 

I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia MM Gonzalez, S Timerman, R Gianotto-Oliveira, TF Polastri, MF Canesin, Arquivos Brasileiros de Cardiologia 101 (2), 1-221, 2013.


2015 American Heart Association Guidelines Update for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. Circulation 2015;132(18 suppl 2).

 

Psicologia da morte

 

Disciplina da psicologia, ofertada como optativa ao curso de medicina, com vagas bem limitadas; não é disponibilizada de forma fixa ao longo dos semestres, então fique atento caso queira pagar em algum momento. Essa integração ganhou vez a partir da participação da temática em uma das aulas da disciplina de bioética no 1º período.  

Com o objetivo de fazer uma contextualização transdisciplinar do estudo da morte e de compreender o processo de morte e morrer, a disciplina traz à tona temas como teoria do luto, suicídio, questões da bioética e terminalidade, dificuldades dos profissionais de saúde em situações envolvendo a morte e o luto, entre outras temáticas.

 

História da Medicina

Biofísica

É uma disciplina muito interessante, pois revisa vários conceitos aprendidos no primeiro período em neurofisiologia, além de trazer outras informações sobre a aplicabilidade da biofísica no mundo animal. Se destaca as atividades práticas que são curiosas e informativas.

 

 

No entanto, há várias outras disciplinas disponíveis. Por isso, a dica fica em conversar com um veterano para lhe ajudar na escola da sua optativa!!!

 

 

 

Baixe aqui!

Clique na imagem abaixo e se delicie com nosso E-book em PDF para levar onde quiser.

Enquete

Gostou das dicas?

Não. (0)

Total de votos: 10

PETest

    Que tal testar seus conhecimentos com algumas questões de residência médica com comentários depois para você entender tudo sobre o tema da questão!!! Não perca tempo acesse o PETest: Se delicie com um desafio.

PET evidências

A Medicina está cada dia mais baseada em evidências, e para te ajudar a encontrar boas evidências o PET criou o PET Evidências, onde você poderá encontrar pesquisas, discussões e diretrizes novas e de alto impacto em saúde. Não perca tempo acesse agora mesmo e se aprofunde nos diversos artigos comentados disponíveis!!!