3° Período

 

Esse período marca uma grande mudança para o estudante, pois começamos a interagir constantemente com pacientes. De modo simplificado, passaremos as manhãs no HUOL - Hospital Universitário Onofre Lopes, conhecendo a arte da Medicina por meio da Semiologia, no local que daqui para frente se tornará quase uma segunda casa; e as tardes no CB - Centro de Biociências, dissecando nas práticas de Anatomia Topográfica; ou DSC - Departamento de Saúde de Coletiva.

 

Sabendo disso, vamos conhecer um pouco mais sobre o terceiro período:

 

    SEMIOLOGIA (INICIAÇÃO AO EXAME CLÍNICO)

 

   A arte de conversar com o paciente, de fazer sua anamnese e seu exame físico (geral e de algumas especialidades) começa nesta disciplina. A disciplina possui componentes teórico e prático, sendo dividida: um dia por semana em aulas teóricas, no próprio HUOL, onde aprendemos os mais variados temas da Medicina e suas diversas síndromes: temas, como diarréia, dor abdominal, tosse, febre e outras. Nos demais três dias da semana em que a disciplina se desenvolve, estaremos em nossos rodízios , colocando a mão na massa e aprendendo os fundamentos do exame clínico - e iniciando nossa vida médica - na Cardiologia, Pneumologia, Gastroenterologia e além dos fundamentos gerais da clínica médica. 

    A divisão da turma acontece em oito grupos dos quais metade ficam com um grupo de 4 professores e a outra metade fica com outro grupo de 4 professores. Cada rodízio dura, em média 3 semanas (esse tempo é variável de acordo com o calendário acadêmico).

    Além de colocar a bata e o estetoscópio - para os mais íntimos, esteto - a Semiologia iniciará no mundo que é o raciocínio-clínico e as nuances da relação médico-paciente. Um momento ímpar  na vida do estudante de Medicina. 

   Como material de uso diário, você precisará de um estetoscópio, um esfigmomanômetro, um relógio de ponteiro, uma fita métrica e um termômetro. Desses materiais, o essencial é o estetoscópio. Os outros são menos utilizados e podem ser emprestados pelos colegas de turma.

    Uma dica importante para esse semestre é ter dois jalecos à disposição, visto que um será utilizado no laboratório de anatomia topográfica e o outro será utilizado no hospital. É importante essa separação para evitar contaminação cruzada. Além disso, é importante destacar que a higienização do jaleco deve ser feita com bastante atenção e separadamente das outras roupas da casa.

    Para finalizar, aproveite ao máximo tudo o que a disciplina tem a oferecer, inclusive as monitorias disponibilizadas ao longo do semestre. Estas te ajudarão muito na aquisição de conhecimento e técnica semiológica bem como no desenvolvimento da confiança necessária para interagir com seu melhor livro, o paciente. A Semiologia é a própria essência da profissão médica, portanto, não desperdice esta oportunidade.

 

Links interessantes:

 

- Site de semiologia da UFF

- Academia Médica (sobre semiologia)

- Aula sobre semiologia cardiovscular

 

---- DESTAQUE -----

Site da monitoria de Semiologia da UFOP muito bom e completo! Todo que você precisa. ACESSE AQUI.

 

Aplicativos Interessantes:

 

- Heart Murmur Pro - Aplicativo que permite ausculta de diversos sons cardíacos. Disponível na app store para dispositivos Apple.

- Sound Builder Littmann - Aplicativo que permite ausculta de alguns sons cardíacos. Disponível na app store para dispositivos Apple.

 

Literatura recomendada:

 

Semiologia Médica - Porto

 

É o principal livro de Semiologia no Brasil, apelidado de Portão. Possui uma leitura extensa, com bastantes detalhes, porém, mesmo sendo a principal fonte, ainda peca em alguns capítulos. Às vezes, estudar para as provas por ele pode ser complicado devido ao tempo exíguo (inclusive, há uma versão do mesmo autor, mais resumida), porém certamente fornecerá uma excelente base teórica em Semiologia. Está disponível na Biblioteca do CCS - Centro de Ciências da Saúde.

 

Exame Clínico - Porto

 

É um livro mais resumido, por isso é chamado pelos acadêmicos e professores de Portinho, do mesmo autor do Semiologia Médica. Possui uma leitura mais condensada e resumida do que o Porto, se adaptando melhor às exigências de tempo, porém, assim fornecendo menos informações teóricas. Está disponível na Biblioteca do CCS - Centro de Ciências da Saúde.

 

Semiologia Médica - Mario Lopez

 

Outro livro bastante utilizado no Brasil sobre Semiologia. Da mesma forma que o Semiologia Médica de Porto, ele é bem extenso, porém bastante completo. É outra opção de estudo para ter uma base teórica sólida de Semiologia. Disponível em pouca quantidade na Biblioteca do CCS.

 

Uma dica interessante é buscar informações sobre os exames clínicos, além das principais síndromes, em livros de Clínica Médica ou naqueles específicos de cada área estudada. Um estudo desse tipo, às vezes, é bem mais interessante e aprofundado.

 

 

 

     NUTRIÇÃO

 

    Esta disciplina se tornou optativa com a mais recente mudança de currículo adotada pelo curso de Medicina da UFRN. Entretanto, muitos acadêmicos ainda optam por se matricular no referido componente curricular. 

    Na disciplina temos a oportunidade de entender um pouco sobre nutrição e como ela faz parte do universo do médico. Veremos um pouco da utilidade de conhecimentos de nutrição para escolhermos o tipo de dieta ideal ao paciente e de ainda fazer diversos tipos de recomendações nutricionais. Algumas aulas são excelentes revisões de conteúdos de Bioquímica, que já completará um ano na sua vida, porém de forma bastante aplicada à fisiologia da nutrição. Um momento muito engrandecedor são as visitas as cozinhas de alguns hospitais de nossa cidade, tendo a oportunidade de conversar com nutricionistas desses hospitais e entender um pouco melhor como é o funcionamneto desse tão importante serviço para a o cuidade do paciente.

 

 

Links Interessnates:

 

- Tabela de equivalência de porções

- TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos)

 

 

    FARMACOLOGIA BÁSICA

 

    Apesar de ainda pouco iniciados com a clínica médica e até com componentes do ciclo básico como a microbiologia, os aprendizados sobre o uso de fármacos e remédicos com seus princípios e mecanismos gerais serão iniciados no 3º período. Será uma carga grande de nomes - separe logo um pouco de espaço na sua mente - para aprender, mas uma grande animação quando começar a ler um prontuário e relacionar os fármacos usados com as necessidades do paciente. 

 

Literatura recomendada:

 

As Bases Farmacológicas da Terapêutica - Goodman & Gilman

 

É o principal livro de Farmacologia utilizado no mundo inteiro. É um verdadeiro tratado sobre o assunto, contendo informação sobre absolutamente tudo - por isso, não estranhe a espessura do livro. Uma boa dica é utilizar para aprender os fundamentos e mecanismos gerais dos fármacos ensinados, pois isso fornecerá uma base teórica sólida que ajudará muito e diminuirá o peso de algumas informações a serem mentalizadas.

 

Farmacologia Básica e Clínica - Bertram G. Katzung

 

É um excelente livro e bastante utilizado pelos alunos enquanto passam pela disciplina de Farmacologia. De leitura direta, bastante simples e aplicada ao contexto clínico. Na internet, ainda poderá ser encontrado o material de revisão da coleção (em inglês) de maneira gratuita.

 

Farmacologia - Rang & Dale

 

Outro livro muito utilizado, tal como o Katzung. Possui uma metodologia de apresentação do conteúdo bastante próxima do Katzung, porém, em alguns conteúdos peca por ser extremamente reduzido. Possui excelentes esquemas gráficos, excelentes para memorização.

 

 

 

 

 

    ANATOMIA TOPOGRÁFICA

 

    Muito mais que dissecar um cadáver com suas próprias mãos, é um momentos único de reconhecer anatomicamente a posição de estruturas, vasos, nervos, órgãos e de entender a possibilidade de variações anatômicas. A disciplina demanda muito estudo, mas além de muitos gostarem de passar horas dissecando é uma grande oportunidade de fazer correlações clínicas úteis para próximos períodos.

      É na Anatomia Topográfica que aprendemos como os órgãos estudados em MB II se relacionam entre si e com outras estruturas do corpo humano, a exmplo de vasos e nervos, sendo de extrema importância para a prática médica, além de exercemos habilidades manuais com instrumentos cirúrgicos. Ou seja, topográfica anda lado a lado com Semiologia e Técnica Operatória nesse semestre de iniciação ás práticas clínicas e cirúrgicas.

      É interessante que cada aluno tenha seu material de dissecação, que irá ser de grande ajuda durante as práticas, que geralmente contém:

-Pinça anatâmica (sem dente de rato)

-Pinça com dente de rato

-Tesoura Metzembaum

-Cabo de bisturi (pode ser o número 04)

-Lâmina de bisturi (para o bisturi que comprar)

 

     Há avaliações teóricas e práticas: o "mini-teste" consiste em uma avaliação escrita contendo o conteúdos ministrado na unidade; o "Provão" é uma prova prática, podendo ser do tipo OSCE (com correlações clínicas) ou direta (apontando nomes de estruturas no cadáver) com todos os conteúdos ministrados até o dia da prova; no mesmo dia do "Provão" é realizada uma avaliação teórica abrangendo também todo o conteúdo da presente unidade.

    Apesar dessas informações, cada semestre é único e os professores podem modificar as formas de avaliação. Entretanto, não se preocupem, pois no primeiro dia de aula da disciplina os docentes informarão sobre os métodos avaliativos e esclarecerão todas as dúvidas.  

 

Links interessantes:

-Programa de doação de corpos da UFRN

-Sociedade Brasileira de Anatomia

 

Literatura recomendada:

 

 

Netter – Atlas de anatomia humana
Atlas de anatomia mais utilizado por estudantes em todo o mundo e muito bem conceituado. Condensa todo o corpo humano em apenas 1 volume, diferente da maioria dos atlas, o que o torna muito prático. Disponível em poucos exemplares na BCZM.

 

Sobotta – Atlas de anatomia humana
Um dos atlas mais clássicos e bem conceituados, muito usado pelos estudantes. Além de imagens, possui explicações em texto e correlações clínicas. É dividido em 3 volumes. Possui muitos exemplares na BCZM.

 

Prometheus – Atlas de anatomia
Atlas de anatomia moderno e inovador, possui muitas correlações clínicas e diferentes tipos de abordagem para cada estrutura anatômica. Assim como o Sobotta, possui explicações em texto e é dividido em 3 volumes. Disponível apenas na biblioteca do departamento de odontologia e em poucos exemplares. A professora Sheila usa muitas imagens desse livro nas aulas teóricas.

 

 

Anatomia Orientada para a Clínica - Moore

 

Um dos livros-texto mais famosos de Anatomia. É bastante interessante, pois possui um texto com uma apresentação bastante voltada para a clínica. Possui uma leitura bastante densa, por isso, frequentemente, afastando alguns. É organizado pelos segmentos do corpo, o que pode ser um trabalho a mais para estudar alguns sistemas (a forma como é abordado em Módulo Biológico II). Estão disponíveis em pequeno número nas bibliotecas da UFRN.

  

Anatomia Humana: Atlas Fotográfico de Anatomia Sistêmica e Segmentar - Yokochi

 

Diferentemente dos Atlas mais famosos (Netter e Sobotta), o Yokochi possui imagens reais e não desenhos. É uma ótima ideia para revisar as peças que foram vistas no Laboratório de Anatomia durante as aulas e monitoria.

 

Não esqueçam dos atlas que são fundamentais na dissecação: Atlas de Anatomia Humana tanto do autor Netter quanto do Sobotta. Cada um tem o seu preferido!

 

TÉCNICA OPERATÓRIA

 

    Disciplina que também ocorre no HUOL, nela as aulas teóricas irão nos dar a base para compreender sobre o universo das cirurgias, como fios de sutura, infecção, respostas endócrino-metabólica, sepse e alguns tipos de cirurgias mais comuns. Já nas partes práticas iremos conhecer um pouco dos equipamentos e ferramentas usadas na cirurgia, iremos aprender a fazer sutura e a fazer escovação para entrarmos no centro operatório.

 

Links Interessantes:

 

- Site sobre técnica operatória

 

Dica de Canal (YouTube)

- Medicina é (Várias vídeos de cirurgias variadas)

 

Literatura Recomendada:

 

Os professores da disciplina costumam disponibilizar textos e manuais para os alunos via e-mail, porém, para os que desejam se aprofundar mais, destaca-se:

 

-Tratado de cirurgia - Sabiston

Livro bastante utilizado como referência pelos professores da disciplina.

 

-Técnica Operatória e Cirurgia experimental - Ruy Garcia Marques

Livro bastante usado e disponível na biblioteca setorial.

 

APS3 - Saúde da mulher

 

Disciplina teórico-prática ministrada tanto na  Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) quanto nas USFs. Atividades teóricas e práticas ocorrem de forma alternada, com metade da turma em aula teórica na MEJC, e a outra metade subdividida em USFs nos bairros da Redinha, Mãe Luiza e Brasília Teimosa. Aulas teóricas versam sobre as políticas públicas voltadas à atenção integral à saúde da mulher e as redes de cuidado materno-infantil, propedêutica ginecológica, as doenças ginecológicas mais prevalentes, contracepção, assistência integral à mulher na gestação, parto e puerpério. Nas práticas, temos a oportunidade de acompanhar na rotina da USF atividades assistenciais vinculadas aos assuntos apresentados em aulas teóricas, que são desenvolvidas na USF ou que devem ser coordenadas pela equipe multiprofissional: realização de preventivos, consultas ginecológicas, consultas de pré-natal, entre outras atividades.

 

Links interessantes:

Maternal and child health in Brazil: progress and challenges

 

Bibliografia:

Política Nacional de Atenção Integral À Saúde da Mulher (2004)

Cadernos de Atenção Básica - Saúde Sexual e Reprodutiva (2010)

Cadernos de Atenção Básica - Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco (2012)

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas - Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (2015)

 

Vigilância em saúde na prática médica

 

Essa disciplina acontece no Departamento de Saúde Coletiva e trata  dos conceitos e procedimentos vinculados à Vigilância em Saúde. As aulas costumam abordar temas como Vigilância Sanitária, Vigilância da Saúde do Trabalhador, Segurança do paciente e de que forma o médico pode e deve reportar ocorrências aos órgãos competentes no nível municipal, estadual e federal responsáveis pela vigilância em saúde. Existem algumas aulas que acontecem na forma de visita em vários órgãos de vigilância em saúde em Natal, para que possamos compreender a dinâmica de trabalho desses lugares e sua atuação de forma prática.

 

Baixe aqui!

Clique na imagem abaixo e se delicie com nosso E-book em PDF para levar onde quiser.

Enquete

Gostou das dicas?

Não. (1)

Total de votos: 11

PETEST

    Que tal testar seus conhecimentos com algumas questões de residência médica com comentários depois para você entender tudo sobre o tema da questão!!! Não perca tempo acesse o PETest: Se delicie com um desafio.

pet evidências

A Medicina está cada dia mais baseada em evidências, e para te ajudar a encontrar boas evidências o PET criou o PET Evidências, onde você poderá encontrar pesquisas, discussões e diretrizes novas e de alto impacto em saúde. Não perca tempo acesse agora mesmo e se aprofunde nos diversos artigos comentados disponíveis!!!