Enquete

Gostou das dicas?

Total de votos: 6

PETEST

    Que tal testar seus conhecimentos com algumas questões de residência médica com comentários depois para você entender tudo sobre o tema da questão!!! Não perca tempo acesse o PETest: Se delicie com um desafio.
 

pet evidências

A Medicina está cada dia mais baseada em evidências, e para te ajudar a encontrar boas evidências o PET criou o PET Evidências, onde você poderá encontrar pesquisas, discussões e diretrizes novas e de alto impacto em saúde. Não perca tempo acesse agora mesmo e se aprofunde nos diversos artigos comentados disponíveis!!!

 

5° Período

ENDOCRINOLOGIA


É uma disciplina teórica e prática que corre três vezes por semana, sendo um dia com conteúdo teórico e dois dias de ambulatório, acompanhando com os endocronologistas casos de diabetes, obesidade, síndrome dos ovários policísticos e distúrbios da tireoide (como Câncer e tireoidite de hashimoto). As aulas práticas são uma verdadeira oportunidade de se apronfundar nos conhecimentos da área, de discussão dos casos clínicos e de praticar a conduta ambulatorial.

Além de anotar e tirar as dúvidas na sala de aula existem alguns livros recomendados pelos professores como suporte teórico para estudar a prova ou aprofundar os conhecimentos sobre o assunto. Os professores também enviarão artigos atuais e interessantes sobre os assuntos abordados em aula, não deixe de conferir! Finalizamos o período com uma OSCE que avalia o manejo de um diabético (insulinização e exame do pé diabético) e palpação da tireoide.

 

Links interessantes:

-Sociedade Brasileira de endocrinologia e metabologia

-Curso gratuito de noções básicas de diabetes (Hospital Israelita Altert Einstein)

-Curso gratuito de cetoacidose diabética (Hospital Israelita Altert Einstein)

 

Referência bibliográfica: (CCS/HUOL)

- Tratado de Medicina Interna - Cecil Medicina 23° edição - Dennis Ausiello e Lee Goldman - ELSEVIER

- Medicina Interna de Harrison - Harrison 18° edição - ARTMED

- Endocrinologia - Mário J. a Saad & Rui M.B. Maciel & Berenice B. Mendonça - ATHENEU (TEM NA BIBLIO DO CCS-HUOL)

 

 

 

GASTROENTEROLOGIA

 

É a disciplina de maior carga-horária do semestre, isso se dá pela grande exploração pelo grande campo de atuação do estudo do Trato Gastrointestinal (TGI). Com cerca de 10 professores passamos pela: Gastro clínica, gastro cirúrgica, colo-proto e endoscopia, realmente mostrando sua importância prática na formação médica.

São quatro dias por semana, sendo nas segundas e quartas aulas práticas começando as 7:00 e nas terças e quintas temos aulas teóricas que incluem assuntos cirúrgicos e clínicos ( como Refluxo, úlcera gástrica, cirurgia bariátrica e apendicite). 

Pelo seu caráter de fundamento para a clínica médica é essencial estudar por fontes atualizadas e confiáveis, de modo que além de recomendar dois livros base é muito comum os professores nos fornecerem uma grande quantidade de artigos de atualização e revisão para complementar os estudos.

 
Links interessantes:
-Curso gratuito de Hemorragia Digestiva alta (Hospital Israelita Altert Einstein)
 
Referências bibliográficas (Têm na biblio CCS/HUOL)
-Tratado de gastroenterologia: da graduação a pós-graduação - ATHENEU - Federação Brasileira de Gastroenterologia
-Gastroenterologia essencial - 3° ed - Renato DANI - GUANABARA KOOGAN

HEMATOLOGIA

 
A Hematologia é uma das disciplinas com maior interrelação entre outras clínicas, pois o sangue é responsável por nutrir todos os outros tecidos e de transportar, por exemplo, parasitas para todo o corpo, de modo que o conhecimento profundo do sangue, de sua formação e de seus componentes (celulados e não) pode trazer uma grande capacidade de desenvolver diagnósticos diferenciais e raciocínio clínico.
É uma disciplina com bastante conteúdo e que exige estudo aprofundado, por livros base e por artigos cedidos pelos professores. São dois dias por semana (segunda e quarta) e no final do semestre aparecem algumas aulas práticas: visita a pacientes internados, ambulatório e realização de biopsia de Medula óssea e/ou mielograma.
 
Links interessantes:
-Blog do Prof. Leo da FMU (Aulas de hematologia)
 
Referências bibliográficas: (CCS/HUOL)
-Hematologia: fundamentos e prática - Marco Antonio Zago - Atheneu Edição revista e atualiza
-Tratado de Hematologia -Marco Antônio Zago - Athe

FARMACOLOGIA II


Após a farmacologia 1 no 3° período passamos a vivenciar uma disciplina que mostra muitos medicamentos que iremos utilizar em nossa prática médica, principalmente os da clínica do 6° período, vemos medicamentos que mexem no Sistema Nervoso Central (ansiolíticos, anti-psicóticos, anti-depressivos, tratamento de Parkinson...), no sistema cardiovascular (para hipertensão, prevenção de infarto, insuficiência cardíaca e arritmias) e do Trato Gastrointestinal (para refluxo, úlcera, diarreia e constipação). É uma disciplina que ocorre das 13h ás 16:30 das quartas-feiras no CB que por seu vasto conhecimento de grande importância na clínica merece ser estudada por livros, são recomendados os mesmos livros que foram usados no 3° período.

 

Links interessantes:

-Site de farmacologia básica e clínica

-Aulas de farmacologia clínica da UFF (SLIDE)

-Curso gratuito de drogas vasoativas (Hospital Israelita Altert Einstein)

 

Referências bibliográficas: (CCS/HUOL)

- Farmacologia - RANG E DALE - Elsevier 7° ed.

- As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman e Gilman - Goodman e Gilman - Artmed 12° ed


GERIATRIA

 
A disciplina é muito importante, ainda mais considerando o envelhecimento da população brasileira, de modo que as aulas nos ajudam não apenas na disciplina, como também nas outras pois existem pacientes idosos em todas as clínicas. Nas quintas a tarde temos a aula teórica que, normalmente, são divididas tematicamente nas síndromes geriátricas (Demência, Quedas, Fragilidade, Iatrogenias...) e nas sextas a tarde temos os ambulatórios para a parte prática.
Normalmente são realizadas duas provas teóricas e uma prática (OSCE) para avaliação ao longo do semestre, e para estudar as professoras fornecem uma grande quantidade de artigos, resumos e textos no SIGAA para complementação do aprendizado, sempre bem atualizados e de grande valia. A disciplina é extremamente organizada e as professoras são muito comprometidas com o aprendizado!

 

Links interessantes:

-Sociedade Brasileira de Gariatria e Gerontologia

-Blog: O Geriatra (Dr. Paulo Camiz)

 

Referências bibliográficas: (CCS/HUOL)

-Tratado de Geriatria e Gerontologia - Freitas e Py - Guanabara Koogan


ONCOLOGIA

 
Oncologia é uma disciplina que ocorre no Hospital Luiz Antônio (Liga contra o câncer), no qual toda terça a tarde temos aulas teóricas e prática em várias subdivisões (Oncologia clínica, Cirurgia Oncológica geral e cirurgia de cabeça e pescoço) além de algumas aulas práticas no HUOL mesmo. O conteúdo é muito amplo e sendo a prevenção e detecção precoce os dois principais conhecimentos que médicos generalistas precisam da oncologia são pontos bem focados. os estudos das aulas ministradas devem se basear nas referências bibliográficas e os artigos e capítulos de livros que vários professores disponibilizam. 

 

Links interessantes:

-Instituto Nacional do Câncer (INCA) - Muita coisa legal

-Falando sobre oncologia (blog)

-Blog do Câncer

 

Referências bibliográficas:

-Oncologia para graduação - Ademar Lopes - Lemar 3° ed.

-Tratado de oncologia - Marcelo Hoff - Atheneu   (CCS/HUOL)

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!