6° Período

Cardiologia


        A cardiologia é uma disciplina muito esperada, muito em decorrente do número de pessoas que tem comorbidades relacionados ao sistema cardiovascular, que nos leva a aprofundar um grande número de doenças de grande importância para nossa vida clínica e/ou cirúrgica. Doenças como Hipertensão Arterial Sistêmica, Arritmias, Infarto agudo do miocárdio e doenças vasculares como Aneurisma de Aorta, Vasculites e Varizes.

             Aprender o manejo adequado e atual sobre esses agravos pode representar um grande diferencial para a sobrevida de um paciente, seja em um pronto-socorro ou uma unidade básica de saúde, o que representa a horizontalidade da disciplina. Nela teremos aulas práticas (Ambulatório, Hemodinância, Enfermarias e Laboratório de Habilidades) e teóricas que possibilitam um grande leque de assuntos para se aprofundar e conhecer. Além disso, a primeira semana de aula é dedicada ao aprimoramento de um exame complementar muito simples, mas de extrema importância, o eletrocardiograma (ECG) que será muito usado por qualquer médico em unidades de pronto atendimento.

 

Links interessantes:

- Site com vários casos de ECG com comentário (Harvard)

- Site do nosso professor: Dr. Abdo Farret (Cir. Vascular)

- Portal Cardiopappers (blog de cardiologia)

- veja as atualizações da AHA sobre BLS e ACLS

- Questões de cardiologia comentadas

- Um dos sites mais atuais em cardiologia para o clínico (Cardiopapers)

Referências Bibliográficas

- ECG Essencial: Eletrocardiograma na prática diária - 7° ed - ArtMED - MALCOLM S. THALER

- Cardiologia para o Clínico Geral - ATHENEU - Celso Ferreira

- Angiologia para Clínicos - Rúbio - Abdo Farret Neto

 

 

 

Nefrologia-Urologia


A disciplina se baseia em dois pilares do conhecimento, cada um com suas atividades práticas e teóricas, mas que ainda se misturar em vários encontros de comorbidades importantes para ambas as áreas, como a litíase e hematúria. Na nefrologia o foco é a parte funcional, fisiológica e consequências metabólicas do mal funcionamento do rim, o controle ácido-básico, hidro-eletrolítico, insuficiência de vitamina D, hipercalemia e uremia são apenas algumas das consequências de desregulação do metabolismo renal que devem ser dominadas por qualquer médico, pois várias dessas situações podem levar a quadros de urgência ou emergência.

Já em urologia vemos de modo mais direcionado problemas anatômicos, a parte cirúrgica dos cálculos do trato urinário e disfunções miccionais, impotência sexual e infertilidade. A próstata, famosa a cada novembro azul que passa, tem valor de destaque pelo famoso "toque" que pode ajudar a prevenir o câncer de próstata ou a identificar casos de HPB (Hiperplasia Prostática Benigna). Reconhecer as urgências urológicas e suspeitar dos mais diversos tipos de câncer do trato urinário encaminhando para o urologista será, certamente, um grande diferencial do médico generalista.  

 

Links interessantes:
Referências Bibliográficas
- Princípios de Nefrologia - 4° edição - Guanabara koogan - Miguel Carlos Riella
 
 

Neurologia


        O cérebro permanece um dos sistemas mais desconhecidos pelo ser humano, mas ainda sim muitas doenças, topografias e consequências são bem elucidadas e tratadas pelos neurologias e neurocirurgiões. Traumatismo cranio-encefálico, Tumores do sistema nervoso central, Hérnia de disco, Hipertensão intra-craniana, Espinha bífita e Epilepsia são apenas algumas áreas abrangidas pela neurocirurgia.

         Na neurologia, o destaque vai para o famoso derrame (Acidente Vacular Encefálico), além da epilepsia, cefaleia, doença de Parkinson, Alzheimer, demências, doenças desmielinizantes, distrofias musculares, miopatias, lesões em nervos e diversas outras doenças que acometem o sistema nervoso e que trazem grandes repercussões para a vida do paciente. A disciplina tem aulas teóricas e práticas nas quais vários pacientes são levados para discussão de diagnóstico, tratamento e prognóstico.

 

Links interssantes:
Referências bibliográficas:
- A neurologia que todo médico deve saber - 2° edição - Atheneu - Ricardo Nitrini
- Rotinas em Neurologia e Reurocirurgia - Artmed - Márcia Chaves


Psiquiatria

        A psiquiatria vem sendo ampliada para o conceito de Saúde Mental, com a tendencia de cada vez mais diminuir o número de hospitais exclusivamente psiquiátricos (chamados de hospícios) e levar para a mesma realidade das outras doenças, afinal todas são doenças que devem ser diagnósticas e tratadas adequadamente para proporcionar a melhor qualidade de vida ao cidadão, os CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) vem com a intenção de colaborar nessa nova receita.
        Na disciplina teremos informações iniciais sobre doenças como depressão, Transtorno Bipolar do Humor, Transtorno Obcessivo-compulsivo, Transtorno do Estress pós-traumático, Esquizofrenia, Ansiedade, Fobias e várias outras que abrangem o vasto universo das doenças psiquiátricas. Graças a contínua diminuição da estigmização sobre as doenças psiquiátricas é cada vez mais comum ,como médicos, atendermos pacientes com essas comorbidades, o que torna de grande importância o bom conhecimento sobre essa doença para todos os graduandos de medicina.
 
Links interessantes:
Referências bibliográficas:
- Psiquiatria para o Médico generalista - Artmed - Carlos Gustavo Mansur
- Compênio de Psiquiatria - 5° edição - Artmed - Kaplan e Sadock



Administração Sanitária

   

        O objetivo da disciplina é mostrar para o estudante de medicina como funciona a gestão da saúde, em todos os seus níveis de atenção, trazendo uma reflexão sobre os diferenciais do SUS e das dificuldades ainda existentes para sua implementação e adequação completa. As discussões e relfexões são de grande valia para a formação médica além da doença como está preconizado pelas novas diretrizes curriculares nacionais para a graduação de medicina.    

         O material de estudo está vastamente disponibilizado pelos professores que colocam diretirzes, decretos e vários outros documentos oficiais do Ministério da Saúde e de outros órgãos competentes (via SIGAA).

 

ANESTESIOLOGIA

 

A disciplina de anestesiologia ocorre nas segundas a tarde e tem como objetivo fazer com que o aluno consiga se situar no mundo da anestesia (ambulatorial, cirúrgica, de exames e paliativista) fornecendo conhecimento sobre drogas (opióides, hipnóticos e bloqueadores neuromusculares) e sobre várias técnicas como a anestesia geral, inalatória e raqui anestesia, além de contar suas vantagens e desvantagens. Tem grande importância para a prática médica e por isso merece atenção. Para estudar deve-se aproveitar nos valiosos roteiros, artigos e resumos que os professores disponibilizam.

 

Links interessantes:

-Sociedade Brasileira de Anestesiologia 

-Blog do Anestesista

 

Referências Bibliográficas:

-Manual de anestesiologia - Manual do Residente da UNIFESP - ROCA

 

 

 

Baixe aqui!

Clique na imagem abaixo e se delicie com nosso E-book em PDF para levar onde quiser.

Enquete

Gostou das dicas?

Não. (1)

Total de votos: 1

PETEST

    Que tal testar seus conhecimentos com algumas questões de residência médica com comentários depois para você entender tudo sobre o tema da questão!!! Não perca tempo acesse o PETest: Se delicie com um desafio.

pet evidências

A Medicina está cada dia mais baseada em evidências, e para te ajudar a encontrar boas evidências o PET criou o PET Evidências, onde você poderá encontrar pesquisas, discussões e diretrizes novas e de alto impacto em saúde. Não perca tempo acesse agora mesmo e se aprofunde nos diversos artigos comentados disponíveis!!!