Enquete

Gostou das dicas?

Total de votos: 1

PETEST

    Que tal testar seus conhecimentos com algumas questões de residência médica com comentários depois para você entender tudo sobre o tema da questão!!! Não perca tempo acesse o PETest: Se delicie com um desafio.

pet evidências

A Medicina está cada dia mais baseada em evidências, e para te ajudar a encontrar boas evidências o PET criou o PET Evidências, onde você poderá encontrar pesquisas, discussões e diretrizes novas e de alto impacto em saúde. Não perca tempo acesse agora mesmo e se aprofunde nos diversos artigos comentados disponíveis!!!

 

7° Período

 


PNEUMOLOGIA


    A pneumologia é uma área de atuação que se insere de forma extrema em importância para qualquer médico, isso pois doenças muito prevalentes e incidentes em nosso país e mundo a fora estão em  foco na área de atuação dessa disciplia, afinal, contamos com médicos pneumologistas e cirurgiões torácicos.

    De uma pneumonia, muito comum em pronto-socorros de qualquer cidade, a tuberculose que ainda é muito presente em nosso país até doenças raras da parede torácica, como timomas, câncer de pulmão e outros. Essa disciplina consegue abordar vários temas essenciais para a nossa formação como médico generalista.

    Na primeira unidade vemos assuntos chave para a pneumologia, como asma, DPOC (Doenças Pulmonar Obstrutiva Crônica), tuberculose e as Pneumonias, sem contar a essencial revisão sobre a semiologia do aparelho respiratório. Já na segunda unidade iniciamos um pouco sobre as várias doenças cirúrgicas da caixa torácica, com especial atenção ao derrame pleural e ao câncer de pulmão, além de noções de trauma toracico. Por fim, o terceiro semestre tem em foco a parte de terapia de urgência, emergência e terapia intensiva com a parte que cabe a pneumologia, por exemplo, TEP (trombo-embolismo pulmonar), Insuficiência respiratória aguda e ventilação mecânica.

    As aulas práticas se destacam por possibilitar uma grande quantidade de variedade, vemos clínica (com asma, DPOC...), vamos ao centro cirúrgico e acompanhamos broncoscopia. É de grande valia aproveita a disciplina ao máximo, pois seus ensinamentos serão usados por toda a sua vida médica.    

   

 

Links Interessantes:

Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia

Jornal Brasileiro de Pneumologia (várias diretrizes)

 

Referências bibliográficas: (CCS/HUOL)

- Pneumologia - Guia de Medicina Ambulatorial e Hospitalar da EPM-UNIFESP. Editor: Nestor Schor - 2ª edição. Editora Manole


MEDICINA DE URGÊNCIA


    É uma disciplina muito importante do período, onde  todas as práticas ocorrem no Laboratório de Habilidades Clínicas (LHC), o que permite uma grande quantidade de treinos em habilidades clínicas essenciais, como Intubação, Massagem cardíaca, monitorização, toracoecentese e outras habilidades que podem ser cobradas em uma eventual prova prática de residência médica.. 

    As aulas teóricas são boas, e todos os assuntos são muito importantes e devem ser dominados por qualquer médico: por isso, procure estudá-las bem, já que certamente você verá no futuro um paciente com Infarto Agudo do Miocárdio, Abdome Agudo ou Choque Séptico.

 

    Referências bibliográficas: (CCS/HUOL)

- Tratado de Medicina de Urgência e Emergência Pronto-socorro e UTI - Guimarães, Lopes e Lopes - Edição atualizada, Editora Atheneu

ORTOPEDIA


    A disciplina de ortopedia promove um momento único de desenvolver um conhecimento especialista, mas muito recorrente, que é a parte de traumatologia e lesões, fraturas e deformidades ósseas. Apesar de ser uma área muito específica, um bom conhecimento sobre seus fundamentos básicos pode levar a uma grande diferençao em um momento de plantão.

   

 

Links Interessantes:

Tudo sobre membro superior de forma simples e direta (Dr. Mauro Gracitelli)

Site de semiologia e doenças em ortopedia (Semiologia Ortopédica)

 

Referências Bibliográficas: (CCS/HUOL)

Exame Físico Ortopédico Ilustrado - Ronald C. Evans, Segunda edição, Editora Manole. 

Fundamentos em Ortopedia e Traumatologia: Uma abordagem prática - Dandy e Edwards, Tradução da 5ª edição, Editora Elsevier

Fundamentos de Ortopedia e Traumatologia - Novais e Júnior - COOPMED Editora Médica


DERMATOLOGIA

   

    A dermatologia é uma área que estuda a pele e seus anexos no contexto das doenças restritas a essa região e nas doenças sistêmicas com apresentações cutâneas, o que acaba levando a um grande leque de diagnósticos diferenciais possíveis. As habilidades de inspecção (avaliação da lesão elementar) e de palpação são consideradas como os pontos chaves para um bom racicínio clínico em dermatologia, o que será bem treinado durante as aulas práticas.

    Para estudar, fontes boas e classicamente recomendadas pelos professores são o Azulay e o Sampaio, os dois livros-texto mais conhecidos de Dermatologia. Contudo, não se preocupe em memorizar as condutas de cada doença: é muito mais importante saber sobre o diagnóstico e a fisiopatologia, do que decorar exatamente a posologia e via de administração dos fármacos. Para tratamento, saiba o básico e o geral, até porque as condutas em Dermatologia variam muito de acordo com a referência que você utiliza.

    As provas contêm tanto questões objetivas quanto discursivas, e na última unidade é organizado uma prova em formato de sessão de slides para que cada um dê o diagnóstico da doença apenas pela fotografia, o que se torna um momento de grande importância para avaliar os diagnósticos diferenciais aprendidos e visualizados nas aulas práticas.

 

Links interessantes:

- Semiologia dermatológica (Academia Médica)

 

Referências Bibliográficas: (CCS/HUOL)

- Dermatologia - Azulay - 6° edição revisada e atualizada - Guanabara Koogan


IMAGENOLOGIA


   É o nosso primeiro contato com os exames de imagem. Portanto, não se desespere e procure aprender o essencial: como interpretar uma radiografia, o que você deve ver em uma Tomografia Computadorizada de tórax e de crânio, quais as principais alterações nos exames músculo-esqueléticos, o que encontrar em um ultrassom abdominal, entre outros pontos. Uma boa dica para tentar aproveitar ao máximo essa disciplina seria aproveitando todos os exames de imagem que aparecerem nas outras disciplinas (muito presente, por exemplo, TC e Raio-X em pneumo) para você tentar encontrar as alterações e depois tirar as dúvidas com os professores, a consolidação do aprendizado em radiologia vem com muita prática! (aproviete também os casos clínicos em imagem - links interessantas).

    As monitorias se destacam na possibilidade de nos ajudar na consolidação dos conhecimento, não deixe de apoveitá-las. Os monitores geralmente organizam também gincanas e revisões muito úteis. Diferentemente de outras disciplinas, em que a monitoria é algo complementar, em Imagem, a monitoria é praticamente parte da disciplina e faz uma grande diferença em nosso aprendizado ao longo do período. Por fim, não deixe de aproveitar os links interessantes e os canais do Youtube para treinar e complementar ainda mais seu aprendizado!

 

Links interessantes:

Imagem da Semana: Site com casos clínicos, sempre usando diversos tipos de exames de imagem, e com discussões sobre o tema.

- Radiologia e seus tons de cinza: Um site muito completo com material e informação sobre o exame de imagem de todo o corpo.

E-anatomy: Site com atlas de radiologia de diversas partes do corpo humano, muito bom para revisar a anatomia.

Aunt Minnie: Site americano com uma grande diversidade de casos clínicos com diagnósticos atraves de imagens.

- E-Radiologia: Mostra artigos importantes na área da radiologia.

- Radiologia Rx: Site com muita informação sobre radiologia.

 

Dica de Canal (YouTube)

- Prof. Dr. Adriano Liguori (Canal do nosso professor - Imagem do abdomen) - DESTAQUE

- Marcelo Fosceca Radiologia (Uma grande variedade de vídeo-aulas)

- Jezreel Correa da Costa

- Radiologia na Palma da mão

 

-------------------------------- Monitorias de radiologia no YouTube  -------------------------------

O Monitor de radiologia Henrique Bedaque tem um canal com aulas de diversos assuntos sobre radiologia, vale a pena dar uma visualizada: ACESSE AQUI!!!

 

Vídeo: TED-ed explica como funciona os Raios-x

 

Referências Bibliográficas:

- Radiologia Básica - 2ª edição - LANGE


REUMATOLOGIA


      É importante destacar que Reumatolologia vai muito além de cuidar das "juntas", pois ela estuda todo o tecido conjuntivo e há uma grande diversidade de doenças com grande variedade de sintomas e sinas. Podemos citar a osteoartrite, bursites, tendinites, Lupús Eritematoso Sistêmico, Síndrome de Sjogren, Esclerose Sistêmica e Espondilite Anquilosante.

      Nesse contexto, se destaca a importância do exame físico dedicado para a clínica reumatológica, até por isso a disciplina tem uma atividade de produçãod e vídeos de exame físico das articulações (ombro, joelho, quadril e mãos), como mais uma forma de consolidação dos conhecimentos sobre o exame, Não deixe de conferir nos links os vídeos da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

    

Links interessantes:

ReumatoUSP: Casos clínicos em Reumatologia, bem completos e com bastante conteúdo.

ReumatoUSP: Doenças em Reumatologia, falando um pouco sobre cada doença.

Sociedade Brasileira de Reumatologia: Vários vídeos sobre exame físico e materiais sobre doenças em reumatologia.

 

Referências Bibliográficas: (CCS/HUOL)

Reumatologia - Guia de Medicina Ambulatorial e Hospitalar da UNIFESP-EPM - Nestor Schor 2° edição - Editora Manole

Reumatologia: Diagnóstico e Tratamento - Carvalho, Lanna e Bertolo - 3° edição - Guanabara Koogan 


MEDICINA LEGAL


    Entender um pouco sobre o funcionamento da medicina legal é um dos grandes objetivos dessa disciplina, pois informações sobre atestado de óbito, tipos de lesões, medicina forense são apenas alguns dos tópicos discutidos. Certamente, o aluno sai com uma vasta quantidade de imagens na cabeça sobre traumas, agressões e casos de violência. Aprender sobre essa parte da medicina acaba por ser de grande valia para uma experiência mais ampla sobre toda a atuação de medicina. Além disso, pode despertar novos olhares sobre os enganos que a primeira vista traz a nossas opniões e decisões.  

    Aproveite essa disciplina única para tirar dúvidas sobre o tema e se aprofundar.

 

Links interessantes:

- Instituto Jurídico Roberto Parentoni

- Noções básicas de medicina legal

- Traumatologia e lesões corporais

- Tutorial de preenchimento correto do Atestado de óbito

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!