8° Período

GINECOLOGIA

      

     A ginecologia é uma área onde o destaque está no cuidado da mulher, muito além do sistema reprodutor feminino, pois o ginecologista adentra tambpem no acompanhemtno da mulher em suas várias fases do desenvolvimento, desde antes da primeira menstruação até seus cuidados específicos do climatério.

     A disciplina conta com práticas, em ambulatórios, Centro cirúrgico e Laboratório de Habilidades, e aulas teóricas em sala de aula, nas quais temas como doenças uterinas, desenvolvimento sexual, ciclo menstrual, sexologia e Cânceres do aparelho sexual feminino. Em destaque temos o apredizado sobre os métodos anticoncepcionais, seja hormonal ou não, pois a sua utilidade vai muito além de sua prescrição apenas por ginecologista, já que sua demanda e seus efeitos perpasam por todas as áreas da medicina, sendo um conhecimento importante para o médico generalista.

 

Links interessantes:

- Febrasgo (Site da Sociedade Brasileira cheio de manuais importantes)

- Blog da Erica Mantelli 

- Blog da Denise Vasconscelos

 

Referências bibliográficas:

- Tratado de Ginecologia - Berek & Novak - Guanabara Koogan / gen - 14° edição

- Ginecologia Baseada em Evidências - Silveira, Pessini e Silveira - Atheneu - 3° edição

- Questões Comentadas em Ginecologia e Obstetrícia - Madalene Martins - Guanabara Koogan / MEDSI - 2° Edição


OBSTETRÍCIA

      

      Certamento a Obstetrícia é uma das áreas mais bonitas da medicina, pois está intimamente relacionada com o nascimento de um novo ente querido para uma família, a arte milenar de partejar ganha mais ciência e se torna uma área da medicina cheia de emoções, mas também com muitos conhecimento de cuidado, urgência, emergência e condutas para o melhor manejo de um equilíbro intra-específico de uma mãe com seu filho.

       Na disciplina teremos aulas práticas em ambulatórias, Unidades de parto humanizado, pronto socorro e banco de leite, onde teremos uma visão geral de tudo que ocorre no universo da obstetrícia. Além disso, nas aulas teóricas aprendemos sobre pré-natal, problemas na gestação, abortamento, placenta, urgências & emergências obstétricas e o parto (seja normal ou cesareana).

        Um dos pontos de destaque nessa disciplina são os plantões na SR (Sala de Recepção) da Maternidade Escola Januário Cicco, na qual, durante os 05 plantões das 19h até 00h teremos a oportunidade de ajudarmos em partos, cesáreanas e no pronto atendimento dessa maternidada tão importante para o nosso estado, certamente uma das vivências que ficam na memória do estudante.

 

Links interessantes

Febrasgo (Site da Sociedade Brasileira cheio de manuais importantes)

 

Referências bibliográffica:

- Obstetrícia básica - Netto e Sá - Atheneu - 2° Edição

- Obstetrícia - Rezende e Montenegro - Guanabara Koogan e gan - 13° edição

- Questões Comentadas em Ginecologia e Obstetrícia - Madalene Martins - Guanabara Koogan / MEDSI - 2° Edição

- Manual de Condutas em Obstetrícia - Kleber de Melo Morais - Edufrn 2° edição
        Esse livro é interno da própria Maternidade (MEJC) e se torna muito útil durante os plantões realizados pelos alunos do oitavo período e para os demais plantões durante o internado.

 

PEDIATRIA e PUERICULTURA

       A pediatria é uma grande momento de prazer, principalmente, pelo contato com crianças e suas peculiaridades, entretanto é exatamente na sua peculiaridade que nasce a gradiosidade de sua área na saúde. Hoje não podemos pensar que crianças são adultos pequenos, pois elas são todo um organismo em desenvolvimento que necessida de cuidados distintos e de um olhar voltado para a crompreesão de um ser em constante mudança, que, por isso, pode estar mais propenso a uma epidemiologia de doenças e menos exposto a outras doenças. Desse modo, a importância da disciplina para qualquer médico é algo de destaque na disciplina que irá te inserir no ambiente dos cuidados com crianças.

        Na disciplina contamos com aulas teóricas abrangendo variados temas, como dermatopediatria, infecções respiratórias (pneumonias), síndromes virais, Síndromes Febris, Neonatologia, convulções e a microcefalia em destaque atualmente. Por meio de aulas práticas em ambulatórios e enfermarias temos a possibilidade de ver, na prática, os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, o que deixa o aprendizado muito mais consolidade.

        Além disso, um ponto de destaque na disciplina são as Sessões Anatomo-clínicas que são ambientes de discussão de casos clínicos em pediatria, onde se juntam professores, residentes de pediatria, doutorandos de pediatria e os alunos da disciplina. É, realmente, um ambiente diferenciado para o apredizado. Ademais, as provas práticas em estilo OSCE são muito importantes e representam um momento de percepção do aluno sobre os aprednizados ao longo do semestre.

 

Links interessantes:

- Pediatria em Foco

- Blog (Cardio-pediatra) - Dra. Gisele Leite

- Temas em cirurgia pediatrica.

 

Referências bibliográficas:

-Tratado de Pediatria - Sociedade Brasileira de Pediatria - Manoele - 3° Edição


OFTALMOLOGIA

      

    A oftalmologia é a disciplina que vai mostrar que compreender de anatomia, fisiologia e patologias de olho não precisa ser uma exclusividade do oftalmologista, principalmente, para que o médico saiba a hora certa de encaminhar ao médico especialista e o momento que ele pode realizar uma conduta sem a necessidade de referênciar. A visão é uma dos sentidos de maior relevância para uma pessoa e, por isso, o cuidado com os olhos se torna bem evidente por parto dos paciente.

    A disciplina é organizada numa sequência na qual aos poucos você irá conhecendo e entendendo sobre a imensidão que um órgão tão pequeno pode ter. Iniciando por anatomia, fisiologia e principais comorbidades e suas condutas de forma prática é um momento muito propício para o aprendizado. Um grande destaque seria a OSCE de oftalmologia, na qual percebemos mais uma vez que o médico generalista tem uma grande possibilidade de ajudar e de realizar condutas sobre acometimentos oculares, além de saber o momento ideal para encaminhar e ajudar o paciente para manter sempre a melhor acuidade visual possível.

 

Links interessantes:

- Liga de oftalmologia da UFC (Vários resumos bem interessantes)

 

Referências bibliográficas:

- Revisão em oftalmologia (perguntas e respostas comentadas) - Chern & Wright - Revinter - 2° Edição

- Oftalmologia Clínica: Uma abordagem sistemática - Kanski - Rio Med / Revinter 

  


OTORRINOLARINGOLOGIA

     

        A Otorrinolaringologia é uma área que só o nome mostra como é vasta! Chamada carinhosamente de otorrino nela aprendemos sobre como o Ouvido, Nariz e gargante estão intimamente relacionados! Sentidos como audição, paladar e olfato são cuidados por essa área da medicina e muitos de seus conhecimento podem e devem ser de todo médico para tratar doenças extremamente prevalentes, como a faringite, febre reumática, otite média e as famosas rinossinusites!

        Na disciplina estudamos as três partes (ouvido, nariz e gargante), mas percebemos que todas se juntam e que quando compreendemos a fisiologia integrada fica muito mais fácil e prazeroso entender como ocorre as patologias e como podemos tratar cada uma dessas doenças. Ademais, muitas das aulas teóricas são cheias de práticas sobre como usar um otoscópio, um espéculo nasal e a semiologia da cavidade oral. Recomendamos que aproveite as oportunidades  de ir ao ambulatório para ver pacientes e executar a semiologia do exame físico otorrinolaringológico completo, pois assim irá desenvolver o seu repertório de normalidade e ficará muito mais fácil identificar as alterações patológicas.

 

Links interessantes:

- Otorrino.pro (Informações sobre doenças da área)

- Blog Otorrino (Muitas informações interessantes)

- Portal Otorrino (informações sobre cirurgia)

- Luciane Mello (Blog recheado de informações)

- Canal no YouTube: Dr. Kevin Soh (vídeos em otorrino)

 

Referências bibliográficas:

- Manual de otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço - Ganança e pontes - UNIFESP e Manoele (DESTAQUE)

- Current: Diagnóstico e tratamento (otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço) - Lalwani - LANGE - 3° edição

- Semiologia em otorrinolaringologia - Meirelles e Atherino - Rubio - 2° edição 

- Avaliação auditiva básica - Rita Mor - Pulso 


TCC

 

          A disciplina é uma ferramenta muito bem encaixada para ajudar os estudantes a terminar (fazer os ajustes finais) do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Nela há aulas teóricas expondo sobre recomendações importantes para a escrita do artigo final, são recomendações sobre conclusão, resultados, introdução e metodologia, além dos estudos quantitativos e qualitativos. O foco nessa disciplina é o TCC, assim, recomendamos que tire suas dúvidas com os professores da própria disciplina (marque horários com eles que tem muito a acrescentar) e não deixe de se reunir com seu orientador!

    Escrever o artigo é um passo importante, mas também demanda muito esforço e suor. certamente será um processo estressante, mas acredite que com a sua dedicação e ajuda de colegas, orientador e professores da disciplina é possível fazer algo incrível!! E lembre que quando for apresentar seu TCC: SORRIA!! 

Links interessantes:

- Dicas para escrever corretamente, com as normas padronizadas (Tudo sobre monografia)

- Informações importantes para seu TCC e artigo

Referências bibliográficas:

- Epidemiologia Clínica: Elementos essenciais - Fletcher & Fletcher - artmed - 4° edição

- Como escrever trabalhos de conclusão de curso - Joaquim Martins Junior - Editora vozes - 5° edição

- Como elaborar projetos de pesquisa - Antonio Carlos Gil - Atlar - 5° edição

- Como elaborar questionários - Sonia vieira - Atlar

- Como escrever artigos científicos - Italo de Souza Aquino - Editora Saraiva - 8° edição

Baixe aqui!

Clique na imagem abaixo e se delicie com nosso E-book em PDF para levar onde quiser.

Enquete

Gostou das dicas???

Não. (1)

Total de votos: 5

PETEST

    Que tal testar seus conhecimentos com algumas questões de residência médica com comentários depois para você entender tudo sobre o tema da questão!!! Não perca tempo acesse o PETest: Se delicie com um desafio.

pet evidências

A Medicina está cada dia mais baseada em evidências, e para te ajudar a encontrar boas evidências o PET criou o PET Evidências, onde você poderá encontrar pesquisas, discussões e diretrizes novas e de alto impacto em saúde. Não perca tempo acesse agora mesmo e se aprofunde nos diversos artigos comentados disponíveis!!!