A Randomized, Controlled Trial of Liraglutide for Adolescents with Obesity

09/05/2020 11:23

NEJM (2020)

No fim de março de 2020, foi realizado um estudo randomizado, duplo-cego, para avaliar a eficácia da liraglutida no tratamento de obesidade de pacientes adolescentes. O estudo consistiu em um período de tratamento de 56 semanas e um período de follow-up de 26 semanas. Foram incluídos adolescentes (12 a <18 anos de idade) com obesidade e uma fraca resposta apenas à terapia de mudança de estilo de vida isolada. Os participantes foram divididos aleatoriamente (1:1) para receber liraglutida (3,0 mg) ou placebo por via subcutânea uma vez ao dia, além da terapia de estilo de vida. O desfecho primário foi a alteração da linha de base no índice de massa corporal (IMC; peso em quilogramas dividido pelo quadrado da altura em metros) na pontuação do desvio padrão na semana 56.

Um total de 125 participantes foram designados para o grupo liraglutida e 126 para o grupo placebo. Foi observada uma redução no IMC de pelo menos 5% em 51 de 113 participantes no grupo liraglutida e em 20 de 105 participantes no grupo placebo e uma redução no IMC de pelo menos 10% foi observado em 33 e 9, respectivamente. Observou-se uma redução maior com o liraglutida do que com o placebo no IMC e no peso corporal. Após a descontinuação, foi observado um aumento maior no escore de desvio padrão do IMC com o liraglutida do que com o placebo. 

Foi concluído que, em adolescentes com obesidade, o uso de liraglutida (3,0 mg) mais terapia de estilo de vida levou a uma redução significativamente maior no escore de desvio padrão do IMC do que placebo mais terapia de estilo de vida. Para mais informações acesse: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1916038

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.