Burnout por especialidade na residência!

23/09/2018 13:55

ARTIGO: Association of Clinical Specialty With Symptons of Burnout and Career Choice Regret Among US Resident Physicians

        A residência médica é certamente um dos momentos de maior desenvolvimento e aprimoramento de um médico, entretanto sua alta demanda e responsabilidade (por muitas vezes ser logo após o fim da vica acadêmica) acaba por levar a uma grande exaustão física e mental, chegando, muitas vezes, a expressão conhecida por Burnout. Desse modo, estudar e compreender como se espressa e em quais especialidades ela se torna mais prevalente nos dará substrato para pensar em mudanças de forma a tornar essa passagemprofissional mais agradável e saudável.

         Nesse contexto, na edição do JAMA de 18 de setembro de 2018 foi publicado um estudo que avaliou em uma Coorte prospectiva cerca de 3588 residentes de diferentes áreas e identificou sintomas de Burnout em 45,2% e uma taxa de arrependimento de carreira de 14,1%. Além da análise geral foi feito uma descrição por tipo de residência, que mostrou uma maior prevalência desses sintomas na residência de neurologia (61,6%) e menor na Dermatologia (29,6%). Várias outras análises foram feitas e podem ser lidas na íntegra no site do JAMA.

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.