Demência: perspectivas para o futuro

09/06/2019 17:34
Global, regional, and national burden of Alzheimer’s disease
and other dementias, 1990–2016: a systematic analysis for
the Global Burden of Disease Study 2016

ARTIGO: Global, regional, and national burden of Alzheimer’s disease and other dementias, 1990–2016: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2016 

    A demência é uma síndrome que pode ter múltiplas etiologias e causa perda funcional significativa. Para melhor enteder o comportamento dessa síndrome na população mundial, realizou-se uma análise de dados registrados e/ou publicados em 195 países, incluindo o Brasil.

    Dentre as conclusões desse estudo, fica claro o aumento na prevalência da síndrome demencial, estimando-se que em 2050 haverá em torno de 100 milhões de pessoas vivendo com demência. Em contraposição, as pesquisas em busca de um tratamento efetivo não dão o retorno esperado para combatermos esse aumento.

    Além do impacto individual, também espera-se maior repercussão desse grupo de doenças nos sistemas de saúde ao redor do mundo. Nos EUA, por exemplo, o custo do cuidado de pacientes vivendo com demência em 2015 foi cerca de 818 milhões de dólares. Dessa forma, é necessário uma organização da gestão em saúde para essa nova realidade que tende a ficar cada vez mais forte.

    Para mais informações, acesse o artigo na íntegra pelo clicando aqui.

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.