Dor crônica: Opioide ou Analgésico?

15/03/2018 19:15

        ARTIGO: Effects of Opioid vs Nonopioid Medication on Pain-related function in patient with Chronic back pain or rip or knee osteoarthritis pain.

        

                A dor dor crônica originada da osteoartrite é certamente um dos grandes desafios do médico atualmente, seja pelo aumento do número de pessoas com osteoartrite (envelhecimento da população) oe pela pouca variedade de opção terapeutica na qual se destacam os Opoides e as demais medicações analgésicas. Nesse contexto, é reconhecido que os opioides são mais fortes na redução da dor, porém a certeza de que seria o melhor para o tratamento de uma dor crônica ainda está longe de ser definido, principalmente pela grande varidade de efeitos colaterais dessas medicações e da verdadeira epidemia do uso de opioides de forma indiscriminada em pronto-atendimentos e ambulatório.

                Desse forma, o estudo ESPACE (ECR) publicou seus resultados de 01 ano de follow up de um ensaio na qual foram divididos pacientes com dor crônica por osteoartrite de coluna, joelho e quadril em dois grupos. O primeiro tratando apenas com opioide e o segundo com outras medicações analgésicas (como paracetamol) e avaliaram a melhora da sensação de dor relacionada a funcionalidade após um ano de acompanhamento. A conclusão foi de que não houve diferença significativa entre os grupos na redução da dor, mas um aumento nos efeitos adversos do grupo de opioides!

                Por fim, com um estudo trazendo uma visão diferente sobre o manejo de pacientes com dor crônica, certamente, vale a pena ler mais do artigo que foi publicado no JAMA no dia 06 de Março de 2018. Clique aqui para acessar a página.

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.