Dose da estatina faz diferença?

11/11/2016 21:53

    Artigo: Association between intensity of statin therapy and mortality in patients with atherosclerotic cardiovascular disease

        A classe de medicamentos dislipidêmicos: Estatina já é conceituada e bem fundamentada em seu poder de redução da mortalidade e das complicações de, por exemplo, doenças arterioescleróticas. Essa classe é, certamente, uma das medicações que vem modificando os desfechos finais de milhares de pacientes com doenças cardiovasculares e endócrinas, entretanto, mesmo sabendo de vários de seus efeitos benéficos a dose mais adequada para cada público alvo, isto é, a intensidade da estatina no tratamento faz diferença nos desfechos mortalidade por todas as causas? e para causas específicas?

        Um artigo promissor, publicado no dia 09/11/2016 no JAMA, mostra resultados importantes como direcionamente para condutas, mesmo precisando de mais evidências para colaborar com seus achados. Na pesquisa foi observado que o aumento da intesidade do tratamento com estatina se relacionou com a diminuição do desfecho primário (mortalidade por todas as causas).

        Ficou curioso para entender melhor? O artigo está disponível na íntegra de forma gratuita no site da JAMA Cardiology, acesse aqui.

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.