Existe Remédio para a Prevenção de Fraturas em Mulheres Osteopênicas?

06/10/2018 17:39

ARTIGO: Fracture Prevention with Zoledronate in Older Women with Osteopenia

Sabe-se que a osteoporose é uma importante causa de morbimortalidade nos idosos, especialmente em mulheres no período pós-menopausa. Atualmente, estima-se que mais de 2 milhões de brasileiros sejam afetados pela doença, trazendo a necessidade de cuidados especiais em casa, afetando não só o paciente, mas também aqueles que convivem com ele. O avanço intenso da medicina nas últimas décadas já mudou bastante o prognóstico da doença, destacando-se nesse contexto o papel do bifosfonatos, que figuram entre os principais recursos medicamentosos para o seu tratamento.

Tais drogas têm sido bastante utilizadas para a prevenção de fraturas em pacientes com osteoporose, mas a sua eficácia em mulheres com osteopenia ainda é cercada por incertezas na comunidade acadêmica. E tal fato é lamentável, visto que a maioria das fraturas em mulheres na pós-menopausa acontece naquelas que possuem apenas osteopenia - e não osteoporose!

Um estudo muito recente sobre o assunto foi publicado no New England Journal of Medicine (NEJM) nesta semana (01/10/2018), com o objetivo de avaliar a eficácia do zoledronato na prevenção de fraturas. Trata-se de um ensaio clínico duplo-cego realizado ao longo de 6 anos, que envolveu 2000 mulheres com osteopenia, as quais tinham 65 anos ou mais. Ao fim do estudo, constatou-se que o grupo das mulheres que haviam recebido o zoledronato estava submetido a um menor risco de fraturas - vertebrais ou não -, em relação ao grupo daquelas que receberam apenas o placebo.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.