Menos é mais

07/04/2019 10:09

        Sabemos que a infecção pelo HIV é uma questão que preocupa todo o mundo, devido às sérias implicações que o vírus pode trazer à saúde humana. As doenças oportunistas associadas a ele são inúmeras, mas a que causa a maior mortalidade é a tuberculose. Por essa razão, ao se dar o diagnóstico de infecção por HIV, é necessário fazer o rastreio de Infecção Latente pelo Mycobacterium tuberculosis, que, sendo positivo, merece o tratamento com Isoniazida por 9 meses. Porém, convenhamos que não é fácil convencer um paciente a fazer um tratamento por 9 meses de uma doença que ele nem tem, não é mesmo? E se conseguissemos diminuir esse tempo de tratamento?

            O NEJM publicou o artigo “One Month of Rifapentine plus Isoniazid to Prevent HIV-Related Tuberculosis”, que comparou o uso de Rifapentina + Isoniazida por 1 mês vs o tratamento clássico de 9 meses de Isoniazida. Com um N de 3000 pacientes e um follow-up de 3,3 anos, foi possível perceber que o novo tratamento foi não inferior ao já estabelecido, porém, com maior adesão.

            É verdade que o estudo teve algumas falhas metodológicas, como uma perda de follow-up de 18% e conflitos de interesse consideráveis, mas ainda sim vale a leitura. Você pode encontrá-lo na íntegra no link:

 https://www.nejm.org/doi/pdf/10.1056/NEJMoa1806808

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.