Nova droga para tratamento da depressão?

15/09/2019 23:47

Artigo: Trial of SAGE-217 in patients with Major Depressive Disorder

As drogas mais utilizadas para depressão têm seu mecanismo pautado principalmente no aumento das monoaminas. No entanto, existe outra hipótese da fisiopatogenia da depressão que defende a deficiência de GABA como principal fator na gênese dessa doença. Assim, foi criado o SAGE-217, um neuroesteroide sintético modulador dos receptores GABA.

Esse estudo apresenta um estudo de fase 2 duplo cego randomizado que testa a droga SAGE-217 em comparação com placebo durante 14 dias em pacientes com depressão moderada a grave de acordo com a Escala de Depressão de Hamilton. O desfecho primário foi alteração da Escala de Depressão de Hamilton. A análise foi feita pelo princípio intention-to-treat.

Um total de 89 pacientes foram incluídos e, ao fim do estudo, a nova droga se mostrou melhor que o placebo sem ocorrência de efeitos adversos sérios. Vale salientar que esse estudo foi desenhado pela indústria fabricante da droga, teve uma amostra bastante pequena, foi feito em pacientes sem tratamento com antidepressivos e o tempo de seguimento foi bastante reduzido, não sendo possível afirmar nada a longo prazo. 

Aguarda-se novos estudos de longo prazo, com maior amostra e comparando com drogas utilizadas atualmente no tratamento da depressão para conclusões mais sólidas sobre a nova droga.

Veja o resumo desse estudo clicando aqui.

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.