Novas estratégias para o tratamento de dislipidemias

18/04/2020 17:12
Muitos pacientes com doença aterosclerótica ou hipercolesterolemia familiar persistem com níveis elevados de LDL-c a despeito de otimização da terapia com estatinas de alta potência e ezetimibe.
 
Nesse contexto, novas terapias são bem-vindas para redução do risco residual que persiste em pacientes tratados mas fora de meta. Uma consideração importante nesse perfil de paciente é o esforço em maximizar a adesão para garantir consistência da redução de LDL-c, e seus benefícios em termos de desfechos clínicos.
 
Uma nova estratégia que está em fase III é o uso da molécula inclisiran – um RNA interferente que promove inibição hepática da PCSK9. O inclisiran tem um aspecto interessante em sua posologia, que é a possibilidade de injeções espaçadas (90 dias da primeira para a segunda injeção, e subsequentemente as injeções são aplicadas a cada 6 meses).
 
Essa semana, foram publicados no New England Journal of Medicine dois artigos resumindo os achados de estudos randomizados testando o Inclisiran no contexto de pacientes com doença cardiovascular aterosclerótica ou com equivalentes de doença aterosclerótica (ORION 10 e 11, com resultados apresentados no mesmo artigo) e em pacientes com hipercolesterolemia familiar.
 
Nesses estudos, o inclisiran reduziu marcadamente o LDL-c dos participantes em 45-55% quando comparado a placebo. Um estudo de desfecho cardiovascular (ORION-4) está em andamento e deve ser finalizado em 2024.
 
Confira os artigos na íntegra!
 
https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1912387
https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1913805

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.