O sistema de loop fechado para bomba de insulina é mais eficiente no controle da DM1?

11/04/2020 13:50

NEJM (2019) Six-Month Randomized, Multicenter Trial of Closed-Loop Control in Type 1 Diabetes

No final de 2019, um estudo randomizado multicêntrico com duração de 6 meses, avaliou a eficácia do sistema de loop fechado em comparação com as bombas de infusão clássicas no controle de Diabetes do tipo 1, avaliando a diferença nos níveis glicêmicos e surgimento de possíveis complicações. 

Os 168 pacientes foram randomizados nesse estudo numa proporção de 2:1 de quem iria receber o sistema de loop fechado (closed-loop group) e quem iria receber a bomba de sensor aumentado (control group). O sistema de loop fechado se assemelha ao funcionamento de secreção no pâncreas, alternando automaticamente a secreção basal e em bolus de acordo com a necessidade do paciente. Todos os pacientes completaram o tempo de estudo. 

 

O objetivo era monitorar os pacientes 24 horas por dia e avaliar se estes estavam dentro do alvo terapêutico (70 a 180 mg/dL) durante todo o período. Além disso, os pesquisadores entraram em contato com os pacientes, pessoalmente ou por telefone, para verificar algum erro ou se houve alguma intercorrência no período, como episódios de cetoacidose ou hipoglicemia. Os pacientes do novo sistema de loop fechado aumentaram o tempo em que mantiveram a glicose dentro do alvo terapêutico de 61% (DP=17%)  para 71% (DP=12%) dentro dos 6 meses. Enquanto isso, o grupo controle permaneceu em 59% (DP=14%), com o intervalo de confiança >95%. Além disso não ocorreram episódios de hipoglicemias em nenhum dos grupos, mas um episódio de cetoacidose ocorreu no grupo do loop fechado por um defeito de infusão no sistema que foi resolvido.

 

O estudo se mostrou muito favorável e positivo com a utilização desse sistema de loop fechado em relação ao sistema clássico de bomba de infusão, mantendo os pacientes dentro do alvo por mais tempo, e com baixas expectativas de intercorrências durante sua utilização.

 

Para ver o artigo completo, clique aqui

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.