Prevenção de demência? É possível?

06/04/2018 21:17

                 ARTIGO: Midifible Risk Factors And Prevention of Dementia

      A demência é atualmente uma doença de grande mobidade e que leva a grandes consequências socio-econômicas mudiais, estima-se que só no EUA os custos diretos na economia decorrente da Demência foi de cerca de 236 Bilhões de dolares, sem conta o impacto na família que esse paciente necessita. Dessa forma, uma dúvida que sempre ocorre é: Se temos diversos fatores modificáveis para prevenção de doenças coronarianas, será que não haveria semelhantes para a prevenção de demência?

     É nesse contexto que no artigo do JAMA Internal Medicine de Fev/2018 há uma referência sobre revisões da literatura que buscaram encontar esses fatores de risco modificáveis. Apesar de mostrarem que a evidência científica ainda não é completa e convincene, o que teríamos de acordo com a National Academy of Medicine são três fatores modificáveis:

  1.     Treinamento Cognitivo
  2. Controle da pressao arterial
  3. Prática de atividade fisica. 

    Alem disso, em revisao do Lancet de 2017 há referencia por 09 fatores de risco que devem ser pontos para modificaçao: Baixo nivel educacional, perda auditiva, obesidade e hipertensao, Depressão, tabagismo, sedentarismo, diabetes e isolamento social. Certamente esse e um assunto de grande interesse para qualquer medico e, por isso, vale a pena dar uma conferida na integra do artigo clicando aqui. 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!