QUESTÃO 09 - Resposta

29/05/2016 16:04

QUESTÃO 09

(UNIFESP – 2010) Assinale a alternativa que preencha corretamente os espaços em branco da afirmação:

“Se alguém utilizasse os dados do ___________ para estudar _____________  no Brasil, estaria incluindo ____________ os eventos registrados ______________ ”.

 

(A) SIM … mortalidade … todos … no território nacional

(B) SIM … mortalidade … apenas … por hospitais

(C) SINASC … natimortalidade … todos … no território nacional

(D) SINAN … agravos notificáveis … apenas … por hospitais particulares

(E) SIH-SUS … morbidade hospitalar … todos … no território nacional

 

PET comenta:

 

            Os conhecimento sobre o nosso sistema de saúde poderia nos levar a dias de revisões e centenas de questões, por isso se torna interessante aproveitar cada oportunidade para revisar alguns conceitos, siglas e considerações importantes que podem lhe ajudar em sua atuação médica e na prova de residência. Vamos relembrar!

            O SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade) é uma criação do DATASUS de forma a tentar regular os dados de mortalidade de todo o país. Por meio desse sistema as declarações de óbito se tornam informatizadas, possibilitando uma retroalimentação entre municípios, estados e federação de modo mais ágil e tornando a análise estatística desses dados uma realidade mais fácil e eficaz para levantar hipóteses e intervenções. Acesse o SIM.

            O SINASC (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos) também é criação do DATASUS que visa reunir as informações epidemiológicas de todos os nascimentos de todo o território nacional. Com benefícios semelhantes aos do SIM, há possibilidades de se subsidiar pesquisas, estatísticas e intervenções na área da saúde materna e infantil de modo a combater a mortalidade infantil. Acesse aqui o SINASC.

            O SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) tem por objetivo registrar todos os agravos de notificação ao nível nacional, de modo a permitir formar um perfil de várias morbidades e, assim, ajudar o gestor de saúde a planejar os focos principais de investimentos, principalmente na promoção da saúde e prevenção desses agravos. As notificações podem ser realizados por meio de dois tipos de fichas: Ficha Individual de Notificação (FIN) e da Ficha Individual de Investigação (FII). Acesse aqui mais informações.

            O SIH-SUS (Sistemas de Informações Hospitalares do SUS) coleta diversas informações relativas a internações de pacientes em hospitais do SUS de todo o território nacional, como procedimentos, diagnósticos, motivo de alta e outros. Os dados desse sistema, também conhecido pelo nome de Sistema AIH, estão disponíveis pelo DATASUS, onde gestores e pesquisadores podem utilizar dos dados para realizar pesquisas e propor condutas que tenham impacto na saúde pública. Acesse aqui para mais informações.

            Após revisar alguns sistemas de informação já podemos ver que o que melhor completa o texto é:

“Se alguém utilizasse os dados do ____SIM_______ para estudar ____MORTALIDADE_________  no Brasil, estaria incluindo ____TODOS________ os eventos registrados _____NO TERRITÓRIO NACIONAL_________ ”.

 

(A) SIM … mortalidade … todos … no território nacional (CORRETO)

(B) SIM … mortalidade … apenas … por hospitais

(C) SINASC … natimortalidade … todos … no território nacional

(D) SINAN … agravos notificáveis … apenas … por hospitais particulares

(E) SIH-SUS … morbidade hospitalar … todos … no território nacional

 

            Desse modo, o item correto é o A).