QUESTÃO 10 - Resposta

12/06/2016 10:57

QUESTÃO 10

(UFRN – 2012) Entre as citocinas que atuam na cicatrização das feridas, aquela que age inibindo o fator de necrose tumoral, a proliferação de fibroblastos e a síntese do colágeno é a:

A) interferon gama.

B) interleucina-1.

C) interleucina-4.

D) interleucina-8.

PET comenta:

            As citocinas são essenciais para a comunicação entre as células, podendo desencadear diversos tipos de respostas celulares e teciduais. O sistema imune, por exemplo, utiliza desses “quimio-informantes” para desenvolver uma estratégia específica no combate de um agente estranho ou patógeno. Desse modo, a revisão das principais citocinas se torna muito importante na melhor entendimento da fisiopatologia das doenças e de nossas respostas imune, por exemplo. (Saiba Mais)

            O Interferon Gama (também chamado de Interferon tipo 2 ou Imune) é conhecido por ser o fator ativador de macrófagos, sendo liberados por células T efetoras durante uma resposta imune e, assim, estimulando a ação microbicida. Além disso, aumentam a expressão de MHC tipo 1 e 2, o que possibilita um aumento na exposição de antígenos para células T.

            A Interleucina-1 (IL-1) é uma citocina produzida por diversas células, como macrófagos, hepatócitos e fibroblastos, e agem em vários locais do corpo provocando diversos efeitos, por exemplo, em células endoteliais ativam a inflamação e coagulação; no hipotálamo atua no circuito da febre e no fígado estimula a síntese proteica.

            A Interleucina-4 (IL-4) é uma citocina muito importante na definição da via Th2, estimulando para isso os linfócitos CD4, por esse motivo ela acaba por inibir o Th1 por meio de seu antagonismo com o INF-Gama. Além disso, age inibindo o fator de necrose tumoral, e leva, em resposta aos receptores nos fibroblastos a aumento da produção de colágeno.

            A Interleucina-8 (IL-8) é uma citocina secretada por diversas células, como os linfócitos T e macrófagos em resposta inflamatória. Entre suas ações está a atração quimiotáxica de neutrófilos, basófilos e linfócitos e a promoção da angiogênese até o foco infeccioso.(Saiba mais)   

Assim, analisando os itens temos:

A) interferon gama.

B) interleucina-1.

C) interleucina-4.

D) interleucina-8.

            Desse modo, o item correto é o C)

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Imunologia Celular e Molecular – Abbas, Lichtman e Pillai, Saunders ELSERVIER, Tradução da 7° Edição.

https://www.fcav.unesp.br/Home/departamentos/patologia/HELIOJOSEMONTASSIER/citocinas.pdf

https://www.asbai.org.br/revistas/Vol244/citocinas.htm  

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.