QUESTÃO 18 - Resposta

02/10/2016 09:11

QUESTÃO 18

(CEREM-MG – Acesso Direto 2011) Assinale a taxa que estima a gravidade de uma doença:

A) Incidência

B) Letalidade

C) Prevalência

D) Prevalência multiplicada pela duração média da doença

 

PET Comenta:

                O conhecimento de conceitos básicos de epidemiologia são essenciais para a boa compreensão de dados estatísticos em reportagens, jornais e artigos, o que ajudam no poder de criticidade dos dados para a obtenção da melhor evidência. É sempre bom revisar os conceitos principais:

                Incidência

Ela representa o número de novos casos de uma determinada doença em um local e período definidos. Assim, ele tenta quantificar a intensidade com que uma doença ocorre numa população e tenta avaliar a probabilidade de novos casos dessa doença na população estudada. A presença de alta incidência para uma doença representa um alto risco coletivo de adoecer. (saiba mais)

Cálculo: Incidência = N° de novos casos / população

                Letalidade

A letalidade é uma relação que tenta expressar o risco de óbito em pacientes com uma determinada doença, para isso faz-se uma relação entre o número de óbitos dessa doença com o número de doentes, sempre em uma determinada população e  período. Dessa forma, a letalidade tenta expressar a gravidade de uma determinada doença. Existe uma relação entre a letalidade, incidência e mortalidade expressa pela fórmula: Mortalidade = Incidência X Letalidade. (Veja mais)

Cálculo: Letalidade = N° de óbitos pela doença / N° de doentes desta doença.

                Prevalência

A prevalência quer quantificar o número de casos (novo ou não) de uma determinada doença em um período e local determinados. Ela se mostra interessante em casos de doenças crônicas que ultrapassam um ano de atuação, pois tem-se um melhor panorama do número de pessoas com a doença. Desse modo, pessoas com uma determinada doença a décadas (ex.: HAS, DM e DRC) entram no cálculo de prevalência, mas não entrariam no cálculo da incidência (que se preocupa apenas com os casos novos). (saiba mais)

Cálculo: Prevalência: N° de pessoas com a doença / População

                Prevalência multiplicada pela duração média da doença

Na realidade esse conceito não tem utilidade prática, pois não leva a valores de usabilidade prática. Entretanto, existe um cálculo que deve ser lembrado! Existe uma relação entre prevalência, incidência e duração da doença que pode ajudar a compressão. Isso ocorre, pois a incidência multiplicada pela duração média da doença chega a um valor aproximado (proporcional) da prevalência! (P = I x duração de doença). (veja mais)

 

Desse modo, o item correto é o B)

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/54350/000164480.pdf?sequence=1

https://www.ee.usp.br/graduacao/ens435/modulo4/modulo4j.html

https://www.inf.furb.br/sias/saude/Textos/Conceitos.htm

https://www.uff.br/e-pid/letalidade.htm

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.