QUESTÃO 20 - Resposta

30/10/2016 11:16

QUESTÃO 20

(CEREM-MG – Acesso Direto 2016) Paciente do sexo feminino, 25 anos, 50kg, é admitida em Pronto Socorro com queimaduras de 3º grau em 18% da superfície corporal, de 2º grau em 32% da superfície corporal, e de 1º grau em 20% da superfície corporal. A administração de líquidos nas primeiras oito horas após a queimadura, pela fórmula de Parkland, será no volume total de:

A) 1800ml

B) 3200ml

C) 5000ml

D) 7000ml

 

PET Comenta:

                A queimadura vai muito além da exposição solar prolongada, sem proteção, com pequena lesão de pele. Na realidade as queimaduras podem ser provocadas por calor, radiação, produtos químicos, animais, vegetais e eletricidade, e podem causar consequências catastróficas a vida do paciente.

                Existe um grande universo de informações sobre as condutas em queimados, por isso recomendamos a revisão em textos bases de confiança para abranger sua revisão sobre o tema: Texto base 01 e Texto base 02.

                Apesar de na questão estar sendo oferecida já as porcentagens de Superfície Corpórea Queimada (SCQ) vale a pena lembrar da prática regra dos 9 para uso em outras situações, veja aqui

                Após revisar os conteúdos sobre queimados, vamos ao solicitado pela questão, a reposição hídrica adequada! Para isso utilizaremos da fórmula de Parkland = 02 ou 04ml x SCQ% x Peso (Kg), sendo 02ml para idosos, pessoas com insuficiência renal e ICC e 04ml para crianças e adultos jovens, este cálculo dará o volume de cristaloides que devem ser ofertados num período de 24horas da queimadura, destes 50% nas primeiras 8h e 50% das demais 16h.

                Assim, sabendo que se trada de uma adulta jovem temos a seguinte fórmula: Volume total = 4 x (32% + 18%) x 50Kg (vale ressaltar que as porcentagens de SCQ de 1° grau não entrar no cálculo) => Volume total = 10.000ml. Por fim, sabendo que a questão deseja saber o volume para as 8 horas iniciais teremos que tirar 50% dos 10.000ml, o que dará 5.000ml. 

                Dessa forma, o item correto é o C)

Veja Também:

Vídeo aula sobre o uso da fórmula de Parkland (acesse aqui)

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Tratamento de Emergência das Queimaduras (CFM). Disponível em: https://portal.cfm.org.br/images/stories/pdf/queimados.pdf

https://www.unicap.br/pos/cursos_atualizacao/downloads/queimados.pdf

https://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/queima.htm

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.