QUESTÃO 23 - Resposta

11/12/2016 11:00

QUESTÃO 23

(UEL – Acesso Direto 2010) Paciente de 20 anos sofreu acidente automobilístico e ajudou no socorro dos demais ocupantes do carro. Após 3 horas do acidente começou a ficar sonolento, a dilatar a pupila direita e a ficar sem movimentos do lado esquerdo. O diagnóstico é de:

a) Hematoma extradural.

b) Hematoma subdural agudo.

c) Hematoma intraparenquimatoso.

d) Fratura de base de crânio.

e) Hidrocefalia traumática.

PET Comenta:

            Os traumas crânio-encefálicos (TCE) são todo um objeto de estudo com uma grande diversidade de possibilidades, peculiaridades e consequências, os acidentes automobilísticos são um dos grandes causadores desse tipo de trauma grave e potencialmente letal, por isso a importância de se trabalhar com a prevenção de acidentes, como obedecendo as regras de trânsito e não beber e dirigir.

            A questão descreve um fato bem característico de que uma pessoa que sofreu o acidente estar bem, socorre os demais ocupantes, e após 03 horas começa a ter sintomas que chegam a ser graves pela perda de movimento do lado esquerdo. Bem a descrição desse acontecimento é definido como “Intervalo lúcido”, um espaço de tempo na qual o paciente acidentado ficou lúcido (consciente), mas que após alguns minutos ou horas iniciou um quadro clínico importante.

            O grande destaque desta questão está no conhecimento de que o Hematoma Extradural (HED) decorrente de um TCE tem em cerca de 60% dos casos a apresentação clínica do Intervalo Lúcido. Geralmente o HED ocorre pela ruptura da artéria meníngea média, o que leva a um sangramento arterial que disseca a dura-mater da tábua óssea interna do crânio, essa dissecção leva a um acúmulo de sangue (hematoma) de forma biconvexa que aumenta a pressão intracraniana e leva a lesão e dano celular.

            Um outro ponto interessante a discutir seria se a questão perguntasse onde provavelmente está o hematoma, pois sabendo que o paciente não consegue mais movimentar seu lado esquerdo e que pelo cruzamento das fibras nervosas motoras o controle do córtex motor direito controla a parte esquerda do corpo, fica fácil indicar que o hematoma se localiza do lado direito.

            Aproveite este momento para aprofundar seus conhecimentos sobre TCE.

            Desse modo, o item correto é o A)

 

VEJA VÍDEO SOBRE A DIFERENÇA: Hematoma Extra e Subdural

Acesse aqui

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARAUJO, João Luiz Vitorino et al . Análise epidemiológica de 210 casos de hematoma extradural traumático tratados cirurgicamente. Rev. Col. Bras. Cir.,  Rio de Janeiro ,  v. 39, n. 4, p. 268-271,  Aug.  2012 .   Available from <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912012000400005&lng=en&nrm=iso>. access on  29  June  2016.  https://dx.doi.org/10.1590/S0100-69912012000400005.

https://medicinaintensivamaringa.blogspot.com.br/2011/04/hematoma-extradural.html

https://anatpat.unicamp.br/taneuhematomatraum.html

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!