QUESTÃO 24 - Resposta

05/02/2017 10:20

QUESTÃO 24

(UEL – Acesso Direto 2010) Um paciente é admitido no Pronto Socorro com suspeita de infarto agudo do miocárdio. O monitor cardíaco revela o aparecimento de extrasístoles ventriculares multifocais que rapidamente progridem para fibrilação ventricular. O pulso desaparece e o paciente entra em apnéia. A conduta imediata será:

a) Dar um soco na região precordial.

b) Iniciar a compressão torácica.

c) Entubação endotraqueal.

d) Administrar amiodarona 300 mg ev bolus.

e) Preparar o desfibrilador.

 

PET Comenta:

            As condutas em Parada Cardio-respiratória (PCR) são sempre dedicadas e alimento para muita discussão entre especialistas e pesquisas na área, pois a melhora na conduta pode levar a consequência benéficas para o prognóstico dos pacientes.

            Uma mudança que já está bem consolidada na mente dos profissionais é a inversão de ordem do antigo ABC para o atual CAB, elevando a compressão torácica efetivo o mais alto posto de importância e agilidade para seu início.

C: Compressões torácicas efetivas

A: Vias aéreas

B: Respiração

            Além disso, é sempre válido lembrar dos ritmos chocáveis (Fibrilação ventricular e Taquicardia Ventricular) e dos não chocáveis (assistolia e AESP {atividade elétrica sem pulso}).

            Diante dessas considerações básicas no colocamos dentro da situação referida na questão, estamos em um pronto socorro, logo não estamos sozinhos e devemos iniciar o ACLS.

            Dessa forma, em uma situação de um indivíduo presenciar uma parada em ritmo chocável cabe a ela iniciar as compressões torácicas efetivas e deixar com que os demais colegas iniciem o processo de preparar o desfibrilador e avaliar a necessidade de intubação orotraqueal.

            Por fim, não custa ressaltar a importância do início das compressões torácicas o mais breve possível! Esse é um tipo de questão que vem sendo recorrente nas provas e, normalmente, a sua resolução está em lembrar da prioridade da compressão efetiva.

            Dessa forma, o item correto é o B)

 

 

 

VEJA TAMBÉM VÍDEO DE BASIC LIFE SUPPORT

Acesse aqui 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Protocolo de Atendimento a Parada Cardiorrespiratória (PCR) – Hospital Sírio Libanês. Disponível em: https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/institucional/gestao-da-qualidade/Documents/protocolo-parada-cardiorespiratoria.pdf

Guideline – AHA 2015

PAZIN FILHO A; SANTOS JC; CASTRO RBP; BUENO CDF & SCHMIDT A. Parada cardiorrespiratória (PCR). Medicina, Ribeirão Preto, 36: 163-178, abr./dez. 2003.

Baixe aqui!

Clique na imagem abaixo e se delicie com nosso E-book em PDF para levar onde quiser.