QUESTÃO 27 - Resposta

19/03/2017 11:08

QUESTÃO 27

UNICAMP 2017 (Acesso direto)

Homem, 73a, referindo queda da própria altura há quatro horas, teve ferimento corto-contuso em região temporal esquerda sem perda de consciência, em uso de clopidogrel, Exame físico: Escala de Coma de Glasgow= 15, pupilas isocóricas e fotorreagentes. Além da sutura do ferimento, CONDUTA É:

A)     Realizar radiograma de crânio e solicitar hemograma.

B)      Realizar tomografia computadorizada de crânio e profilaxia para tétano.

C)      Realizar tomografia computadorizada de crânio e solicitar coagulograma.

D)     Realizar radiograma de crânio e iniciar antibióticoterapia.

 

PET Comenta:

                Os traumatismos cranioencefálicos (TCE) são de grande importância para a prática médica pela sua potencial letalidade, exigindo do médico condutas sistematizadas de acordo com a estratificação de risco do paciente em cuidados médicos. Assim, vale a pena rever um pouco dessa classificação.

                Inicialmente, a avaliação da consciência, utilizando a Escala de Coma de Glasglow (ECG) se torna uma ferramenta para a classificação do tipo de TCE, por exemplo:

TCE Grave: ECG varia entre 3-8

TCE Moderado: ECG varia entre 9-13

TCE Leve: ECG varia entre 14-15

                Nos casos de um TCE grave ou moderado as condutas se tornam mais visíveis pelo grande acometimento do paciente. Entretanto, nos casos de TCE leve o bom estado geral dificulta a tomada das condutas mais apropriadas, por isso, há uma nova estratificação de acordo com o risco do paciente:

TCE leve de alto risco: São pacientes que receberam traumas grandes, como crianças espancadas, gestantes, pacientes com fístulas liquoricas e lesões petequiais sugestivas de embolia gordurosa. Sempre fazer TC de crânio.

TCE leve de médio risco: São pacientes que se envolveram em acidentes graves ou com vítimas fatais, pacientes que tiveram síncope, equimoses periorbitárias e cefaleia progressiva. Sempre devem realizar TC de crânio.

TCE leve de baixo risco: São normalmente assintomáticos ou com poucos e leves sintomas, onde é possível apenas observar sem a necessidade de realizar uma TC de crânio. Entretanto, são indicações de TC em baixo risco: 1) ECG<15; 2) vômitos; 3) Amnésia; 4)Uso de álcool ou drogas ilícitas; 5) Idosos com mais de 60anos; 7) Crianças pequenas; 8) Coagulopatas; 9) Em uso de anticoagulantes.

                Desse modo, pelos dados da questão percebemos que mesmo sendo um TCE leve (pela ECG=15) e de baixo risco há dois fatores que indicam a TC de crânio para a paciente. Ficamos então com os itens B) e C).

(Revise sobre conditas em TCE clicando aqui)

                Além disso, solicitar um coagulograma para um paciente que está em uso de Clopidogrel (um anti-agregante plaquetário) não se torna tão efetivo para guiar novas condutas clínicas.

                Por fim, a profilaxia do tétano está indicada, pois não história não há referência sobre o passado vacinal (consideramos como passado incerto) e, apesar de o corte não ter sido por algum objeto capaz de maior aprofundamento da porta de entrada, todo corte é uma possível porta de entrada para a doença. Assim, existe a indicação da vacinação que caso nunca tenha sido feita deve-se realizar as três doses. (Reveja mais sobre o esquema de profilaxia do tétano aqui).

 

Desse modo, o item correto é o B)

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

de Almeida Gentile, João Kleber, et al. "Condutas no paciente com trauma crânioencefálico." Rev Bras Clin Med. São Paulo 9.1 (2011): 74-82.

https://www.medicinanet.com.br/bula/7451/clopidogrel.htm

https://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/tetano-acidental

https://www.suvisa.ba.gov.br/sites/default/files/vigilancia_epidemiologica/imunopreveniveis/arquivo/2013/04/02/INFORME%20T%C3%89CNICO_T%C3%89TANO_2010.pdf

https://www.cenepe.com.br/duvidas-frequentes/saudes-doencas/traumatismo-cranioencefalico/

https://formsus.datasus.gov.br/novoimgarq/15106/2268662_109706.pdf

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!