QUESTÃO 49 - Resposta

03/06/2018 10:45

QUESTÃO 49

(UNIFESP – 2016) Em Florada da Serra, todas as crianças nascidas no ano de 1989 foram avaliadas quanto ao tipo de aleitamento recebido nos primeiros 6 meses de vida. Dez anos depois, estas mesmas crianças tiveram seu coeficiente de inteligência mensurado. Constatou-se que o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida reduziu em seis vezes o risco de deficiência intelectual nestas crianças, uma década após. Qual foi o desenho de estudo realizado nesta cidade?

 

(A) caso-controle

(B) coorte

(C) transversal

(D) ensaio clínico

(E) ecológico

 

PET COMENTA:

 

O estudo realizado em Florada da Serra começou em 1989 e seguiu por 10 anos. Portanto, já sabemos que ele não é transversal, e, sim, longitudinal. Além disso, as crianças foram acompanhadas conforme elas cresceram, isto é, foi um estudo prospectivo, não restrospectivo (exclui caso-controle). Os dados coletados foram individuais e primários, o que torna impossível ser ecológico. Por fim, foi um estudo apenas observacional; as crianças não foram submetidas a alguma intervenção, deixando a alternativa D errada. Sendo assim, temos um estudo observacional, longitudinal, prospectivo, isto é, temos um estudo de coorte.

Dessa forma, o item correto e a letra B.

 

Referências:

https://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/ess/v12n4/v12n4a03.pdf – Tipos de estudos epidemiológicos: conceitos básicos e aplicações na área do envelhecimento.

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.