QUESTÃO 53 - Resposta

26/10/2018 11:10

Questão 53 (UFRN 2018 Acesso direto) Paciente de 59 anos de idade vem à Unidade Básica de Saúde com queixa de dispareunia, que interfere  bastante em sua atividade sexual, há 02 anos. Nega sintomas vasomotores e cirurgias. O exame físico revela uma mucosa vaginal bastante atrófica.  Paciente não apresenta contraindicação à terapia hormonal. Nesse caso, a terapia recomendada à paciente é:

A) utilização de cremes vaginais com corticoides tópicos.

B) administração de estrogênio pela via transdérmica.

C) reposição oral com estrogênio e progesterona.

D) administração tópica de estrogênio por via vaginal.  

 

PET Comenta:

O caso apresentado na questão acima nos remete sobre o tema Climatério que habitualmente começa aos 40 anos e vai até os 65 anos. Nesse período há grandes mudanças hormonais e fisiológicas na mulher correspondentes a um processo adaptativo para uma realidade na qual há uma redução de vários hormônios, como no estrogênio.

Durante esse período vários são os sintomas possíveis de serem relatados pela mulher, seja o mais famoso “Calorão” (fogachos), mudanças no metabolismo ósseo, alterações da regularidade menstrual, ganho de peso, aumento de LDH e triglicerídeos e alterações na parte da sexualidade referida na questão que pode ir de redução da libido até dor durante o ato sexual por atrofia.

É nesse contexto que a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) vem como uma possibilidade reduzir esses sintomas para ajudar no processo de transição desse período. Entretanto, exatamente por ser uma reposição hormonal e por ser uma medicação há sempre seus risco que ainda se apresentam com divergências sobre seu real impacto na associação com câncer de mama e câncer de endométrio, apesar de boas evidências sobre o aumento da densidade óssea.

Diante disso, o que é preconizado é que a utilização da TRH deve se limitar aos casos necessários, onde os sintomas prejudiquem a qualidade de vida da paciente, pela menor dose efetiva e pelo menor tempo possível. No caso de nossa paciente há apenas sintomas locais decorrentes da atrofia vaginal, o que possibilita a não utilização de TRH oral em detrimento de uma administração tópica vaginal do estrogênio. Há, assim, menor efeito sistêmico e menos efeitos colaterais.

Vale ressaltar que o Protocola da Atenção Básica da Mulher enaltece a necessidade de sempre estimular o autocuidado, oferecer orientações sobre sexualidade, estimular a prática de atividade física e da alimentação saudável como parte integrante de qualquer conduta no período do climatério.

Desse modo, o item correto é o d)

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Protocolos da Atenção Básica - Saúde da Mulher. Ministério da Saúde e Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa. 2016. Brasília-DF. Dispónível: <189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/protocolo_saude_mulher.pdf>. Data 26/12/2017.

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.