QUESTÃO 54 - Resposta

10/11/2018 07:36

Questão 54 (UFRN 2018 Acesso direto) Lactente  de 5 meses  de idade foi  levado a uma unidade  básica de saúde para uma  consulta de puericultura. A pediatra  observou que a criança recebeu as vacinas  preconizadas ao nascimento e aos dois meses de  vida. Percebendo atraso vacinal, orientou a atualização das vacinas pendentes.  Nesse caso, além da Meningocócica C conjugada e da Pentavalente, o lactente deve tomar:

VIP e Varicela.

B)VIP, VORH e Pneumocócica 10 valente.  

C)VOP e Pneumocócica 10 valente.

D)VOP, VORH e Varicela.

PET Comenta:

O calendário vacinal é um importante meio de prevenção de doenças que temos e que vem a cada ano com mudanças e aprimoramentos o que fazem importante sempre a reflexão sobre como está o atual calendário, por isso mesmo é um assunto recorrente em provas de residência.

A questão aborda um tema recorrente no ambiente da atenção básica que é o atraso vacinal que deve ser prontamente corrigido, de modo que é essencial sempre estarmos cientes de quais vacinas devem ser tomadas. A melhor maneira de relembrar todo o calendário é por meio de tabelas e existem uma grande variedade delas pela internet (clique aqui para acessar uma), por isso vamos aqui focar em relembrar as vacinas até o 5° mês.

  • Ao nascer:  BCG + Hepatite B
  • 2 meses: Pentavalente + VIP + Rotavirus + Pneumo 10
  • 3 meses: Meningo C
  • 4 meses: Pentavalente + VIP + Rotavirus + Pneumo 10
  • 5 meses: Meningo C

Colocamos em negrito as vacinas que estão atrasadas e lembrando que a questão já fala da Meningo C e da Pentavalente, sobrando para o item correto a VIP, Rotavirus e Pneumo 10.

Desse modo, o item correto é o B

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 
 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.