QUESTÃO 56 - Pergunta e Resposta

22/02/2019 23:31

(USP 2018 – Acesso Direto) Mulher de 68 anos de idade, com diagnóstico de diabetes mellitus há 12 anos, está em consulta de retorno ambulatorial. Queixa-se que, desde a última consulta, realizada há 1 mês, sente-se ansiosa, principalmente à noite, quando apresenta pesadelos, palpitações e sudorese. Está em uso de metformina 2550 mg/d (dose máxima), insulina NPH 20 U antes do café e 14U antes do jantar, insulina R 6U antes do café e 4U antes do jantar. Traz controles glicêmicos aferidos nas duas últimas semanas, cujas médias estão apresentadas a seguir. Qual é a conduta para a principal hipótese diagnóstica neste momento?

(A) Prescrever amitriptilina e aumentar NPH antes do jantar.

(B) Reduzir dose da NPH noturna e mudar horário para 22h.

(C) Eletrocardiograma e dosagem de TSH.

(D) Prescrever lorazepam e acrescentar insulina R no almoço

 

 

PET COMENTA:

Como toda consulta de retorno após alterações no esquema terapêutico, é importante valorizar as queixas do paciente no sentido de verificar a tolerabilidade dele à medicação. Sendo assim, como ansiedade, pesadelos, palpitações e sudorese são sintomas recentes, é importante investigá-los. Ao analisar o controle glicêmico das últimas duas semanas, percebe-se um glicemia quase limítrofe ao deitar, que provavelmente está evoluindo para hipoglicemia durante o sono, o que justificaria os sintomas.

Dessa forma, para manejar o caso, é importante reduzir a dose de insulina, tendo em vista que a paciente já se encontra com dose máxima de metformina. Como os sintomas são noturnos, o provável causador é a NPH antes do jantar, já que seu pico de ação cai exatamente na madrugada. Logo, é necessário reduzir sua dose e deslocar sua aplicação de modo que seu pico de ação seja mais próximo do horário de acordar, isto é, próximo às 22h.

Portanto, a alternativa correta é B.


Referências:

https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/insulina – Sociedade Brasileira de Diabetes

https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/hipoglicemia – Sociedade Brasileira de Diabetes

 

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.