Questão 60 - Pergunta e Resposta

20/05/2019 12:51

(UNICAMP ACESSO DIRETO – 2018) Mulher, 57a, admitida em Pronto Atendimento desacordada e apresentando movimentos involuntários de extremidades. Em uso de tiamina e dieta nasoenteral 625 kcal/dia há dois dias por desnutrição grave. Antecedentes pessoais: doença de Crohn perianal, etilismo. Exame físico: Neurológico: Escala de Coma de Glasgow= 9, mioclonias de membros, IMC (estimado)=16kg/m2 . Albumina= 1,9 mg/dL, fósforo= 0,27 mmol/L. O DIAGNÓSTICO É:

a. Encefalopatia de Wernicke-Korsakoff.

b. Síndrome de realimentação.

c. Deficiência de niacina.

d. Beribéri.

 

 

 

 

 

RESPOSTA: LETRA B

Comentário: A paciente tem um quadro de desnutrição importante com rebaixamento do nível de consciência e mioclonia. Pelos exames laboratoriais, apresenta hipoalbunemia (compatível com a desnutrição que apresenta) e hipofosfatemia, o que nos remete à Síndrome de Realimentação. Nessa doença, ocorre a secreção de hormônios anabólicos em um paciente desnutrido que estava em catabolismo. Dessa forma, há recrutamento súbito de nutrientes para o meio intracelular, gerando um quadro de hipovitaminose, hipoglicemia, hipofosfatemia, hipomagnesemia, hipocalemia e retenção de água. A reposição de tiamina, assim, é recomendada para evitar a encefalopatia de Wernicke, caracterizada por nistagmo, ataxia, alteração do nível deconsciência, hipotermia e oftalmoplegia.

REFERÊNCIA:

Mehanna HM, Moledina J, Travis J. Refeeding syndrome: what it is, and how to prevent and treat it. BMJ : British Medical Journal. 2008;336(7659):1495-1498. doi:10.1136/bmj.a301.

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.