Questão 80

08/05/2020 10:07

(Unicamp -  2017) Mulher, 32a, G2 P1 C1 A0. Cesárea devido à apresentação pélvica, procura o pronto atendimento obstétrico com queixa de sangramento vaginal, idade gestacional de 32 semanas. Exame físico: PA = 100x60 mmHg; FC = 80bpm; altura uterina = 31cm; dinâmica uterina = 3 contrações leves a moderadas de 30 segundos em 10 minutos; batimentos cardiofetais = 144bpm; especular: saída de sangue vermelho vivo pelo orifício externo do colo uterino em pequena quantidade. A hipótese diagnóstica mais provável e a melhor conduta nesse caso serão:

A) Descolamento prematuro de placenta e cesárea de urgência

B) Rotura de vasa prévia e cesárea de emergência

C) Amniorrexe prematura pré-termo; internação para inibição de trabalho de parto prematuro e corticoterapia para maturação pulmonar

D) Placenta prévia; realizar ecografia, inibição do trabalho de parto e corticoterapia para maturação pulmonar

 

PET comenta: ao nos depararmos com um caso de sangramento transvaginal em mulher grávida, devemos inicialmente definir se trata-se da primeira ou da segunda metade da gestação. Na situação em questão, a paciente encontra-se com IG = 32 semanas, estando portanto na 2ª metade da gestação. Assim, devemos pensar nas causas principais de seu quadro clínico nesse período: descolamento prematuro de placenta e placenta prévia, (além de outras patologias um pouco menos frequentes como a rotura de seio marginal, a rotura de vasa prévia e a rotura uterina).

O descolamento prematuro de placenta caracteriza-se pela presença de dor abdominal intensa, taquissistolia, aumento do tônus uterino e sangramento mais escurecido - fatores que não estão presentes na paciente. A rotura de vasa prévia caracteriza-se na maioria das vezes por início do sangramento logo após a rotura da bolsa das águas. Não há relato de saída transvaginal de grande quantidade de líquido claro, falando contra as alternativas B e C.

Por fim, a placenta prévia é caracterizada por saída de sangue vermelho vivo, indolor, não havendo também hipertonia ou taquissistolia, sendo essa hipótese compatível com o caso apresentado! O diagnóstico é confirmado através da ultrassonografia e a conduta de interrupção obstétrica só é realizada a partir do termo ou quando o sangramento é muito intenso. Portanto, há indicação de corticoterapia e a tocólise é realizada caso a paciente esteja em trabalho de parto (a questão não cita a dilatação do colo uterino).

Portanto, a resposta mais correta é a letra D.

 

REFERÊNCIAS:

  1. Cunningham, F.Gary; Leveno,Kenneth J. ; Bloom, Steven L. Williams Obstetrics. 24ª edição, McGraw-Hill, 2015.

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.