Questão 85

15/05/2020 17:16

(UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE/SE - 2015)

Suponhamos que se descobriu uma nova forma de tratar certa patologia que leva ao óbito 12% dos pacientes, enquanto que, com esse novo tratamento, a mortalidade cai cerca de 90%. Porém, persiste o risco de óbito por choque anafilático de 1% em pacientes em uso de tal tratamento. Estimando o NNT (Número Necessário para Tratar) em 7,5 e o NNP (Número Necessário para Prejudicar) em 100, assinale a alternativa que melhor expressa o resultado deste novo tratamento:

A) 11 pacientes salvos

B) 13 pacientes salvos para cada um prejudicado

C) 7,5 pacientes salvos para cada um prejudicado

D) 11 pacientes prejudicados

 

PET comenta: o Número Necessário para Tratar (NNT) é a medida utilizada para avaliar a significância clínica. É matematicamente representada pelo inverso da Redução Absoluta de Risco. NNT = 1/RAR expressa o número de pacientes que devem ser tratados por um período de tempo para obter um evento favorável (em caso de tratamento) ou para prevenir um evento desfavorável (em caso de profilaxia). O Número Necessário para Prejudicar (NNP) é calculado da mesma maneira que o NNT, porém relacionado ao aumento do risco absoluto da intervenção. Se o NNT é 7,5 e o NNP, 100, se dividirmos 100/7,5 encontraremos o valor de 13. Ou seja, será necessário 13 doentes para prejudicar 1. Resposta correta: alternativa B.

 

REFERÊNCIAS:

Descomplicando MBE: uma abordagem prática da Medicina Baseada em Evidências. Caule de Papiro © 2017. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1nwbid1TkktJXPcyRqZiWCVbQIKgpIXJx/view.

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.