Tratamento oral para TEV em pacientes oncológicos?

25/04/2020 21:01

    Para o tratamento de tromboembolismo venoso em pacientes oncológicos a escolha é pelas heparinas de baixo peso molecular, de uso parenteral, pelo menor risco de sangramento. O CARAVAGGIO foi um estudo multinacional, randomizado e aberto de não inferioridade da Apixabana oral em relação à Dalteparina (tipo de heparina de baixo peso molecular).

    Foram incluídos pacientes com câncer (exceto basocelular de pele, espinocelular de pele, primário de SNC ou com metástase para SNC e leucemia aguda) com diagnóstico recente de TVP de membros inferiores proximal ou TEP sintomático ou incidental. Formaram-se dois grupos aos quais foi administrado Apixabana ou Dalteparina por 6 meses.

    Dado o desfecho primário analisado – tromboembolismo venosos recorrente objetivamente confirmado – a Apixabana foi não inferior à Delteparina com ocorrência semelhante de sangramento importante às custas de maior risco de sangramento de baixa monta principalmente em trato genitourinário e trato respiratório baixo.

    Importante salientar, contudo, que o cálculo do número amostral foi pensado para avaliar o desfecho primário, não sendo possível, portanto, chegar a conclusões definitivas a respeito do risco de sangramento.

    Confira o resumo desse artigo aqui.

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.