GEPEM

Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Médica
 
                                    
 

O GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Médica) é uma base de pesquisa cadastrada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que tem o propósito de agregar estudos vinculados a educação médica no âmbito da UFRN. Nos últimos anos, apesar de ter estado ativo na UFRN e aberto a todos os estudantes, o GEPEM funcionava através de reuniões esporádicas realizadas durante os encontros semanais do PET Medicina UFRN, tendo como principal público os próprios membros do PET.

Através desse projeto, espera-se que os alunos de medicina se tornem mais familiares aos métodos de pesquisa na área educacional e se tornem mais críticos em relação à própria formação. Além disso, outros ganhos esperados do projeto são o aprimoramento da capacidade de analisar artigos científicos, o estímulo à compreensão sobre a dimensão da ética em pesquisa, o exercício do emprego adequado da língua portuguesa e outros idiomas no contexto da escrita científica, além do estímulo à docência para os estudantes envolvidos.

Em 2017, o GEPEM passa a ser ativo novamente com uma nova proposta. Serão realizadas reuniões mensais, cujo calendário será divulgado através desta página, nas quais alunos e professores terão a oportunidade de discutir como a educação médica na UFRN tem avançado, tendo como referência as evidências científicas mais recentes nessa área do conhecimento, tanto nacionais quanto internacionais. Além disso, durante esses encontros, será estimulado o desenvolvimento de propostas de pesquisa e intervenção dentro das principais linhas de atuação do GEPEM.

A partir de 2018, seguido de um período de difusão e discussão de tópicos relevantes em EduMed, o GEPEM redirecionou suas energias para um novo foco. Ainda com reuniões periódicas, mensais, divulgadas nas redes sociais e por e-mail, alunos e professores terão a oportunidade de entrar em contato com projetos de pesquisa já desenvolvidos na UFRN - como, por exemplo, aqueles realizados por alunos do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde -, bem como concretizar ideias inéditas em projetos possíveis de serem desenvolvidos no âmbito de nossa universidade de acordo com as linhas de pesquisa estabelecidas para o GEPEM.

 

Se você se interessa por educação médica, fique atento às novidades que postaremos por aqui! Através do GEPEM, você terá não somente a oportunidade de discutir educação médica, mas também de se envolver em pesquisas na área e contribuir para a melhoria do curso de medicina da UFRN. Independente do seu período ou experiência prévia com o assunto, assumimos que cada estudante de medicina tem algo a contribuir para o curso: portanto, junte-se ao GEPEM e faça parte desse movimento em prol do avanço da educação médica na UFRN!

Mais informações sobre a nova proposta do GEPEM através deste link!

 

Baixe aqui!

Clique na imagem abaixo e se delicie com nosso E-book em PDF para levar onde quiser.

Enquete

Você acha importante debater artigos científicos?

Total de votos: 11

PET Evidências

A Medicina está cada dia mais baseada em evidências, e para te ajudar a encontrar boas evidências o PET criou o PET Evidências, onde você poderá encontrar pesquisas, discussões e diretrizes novas e de alto impacto em saúde. Não perca tempo acesse agora mesmo e se aprofunde nos diversos artigos comentados disponíveis!!!

 

Galeria de fotos: GEPEM