Ainda há espaços para as narrativas médicas?

25/08/2017 07:36

Ainda há espaços para as narrativas médicas?

A medicina vem evoluindo e trazendo evidências técnica de pesquisas envolvendo milhares de pacientes e isso vem ajudando a orientar condutas para o melhor do paciente. Entretanto, o potencial de contar uma história única de cada paciente, mostrando seus sintomas, suas reflexões e suas conquistas tem o potencial de tocar o médico em pontos psico-sociais que nem sempre são abordados em pesquisas científicas.

Dessa forma, não podemos deixar que o espaço das narrativas médicas desapareçam, mas fazer com que cada forma de educação médica tenha uma posição de importância para o conjunto completo de formação do médico.

Na edição de 21/08/2017 do JAMA internal medicine temos um artigo “ponto de vista” que traz uma reflexão interessante sobre o papel das narrativas médicas em nosso cotidiano. Certamente vale a pena dar uma conferida clicando aqui.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Silverman E. Sharing and Healing Through Storytelling in Medicine. JAMA Intern Med. Published online August 21, 2017. doi:10.1001/jamainternmed.2017.2996

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.