Antibiótico oral para endocardite?

02/09/2018 09:27

Artigo: Partial Oral versus Intravenous Antibiotic Treatment of Endocarditis

     Hoje, o tratamento para endocardite infecciosa é realizado com antibiótico intravenoso por tempo prolongado e, consequentemente, tempo prolongado de internação hospitalar.

     Em estudo randomizado, não cego, de não-inferioridade em hospitais da Dinamarca, pacientes com endocardite de câmaras esquerdas maiores que 18 anos sem complicações e com boa resposta à antibioticoterapia inicial foram randomizados para continuar o tratamento hospitalar com antibiótico intravenoso ou para terminar o tratamento com antibióticos orais fora do hospital por pelo menos 10 dias.

     O desfecho primário pesquisado foi mortalidade, necessidade de cirurgia não planejada, eventos embólicos clinicamente evidentes ou recorrência de bacteremia. Os pacientes foram seguidos 6 meses após o término do tratamento e verificou-se que o tratamento com antibióticos orais é não-inferior ao tratamento com antibióticos endovenosos nesse grupo de pacientes. 

     Todavia, houve bastante restrição nos critérios de inclusão do estudo, como o padrão de resistência bacteriana e o patógeno causador da doença.

Para acessar o artigo na íntegra, clique aqui.

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.