Apple Heart Study

07/03/2020 15:30

Apple Heart Study (NEJM, 2019)

Em novembro de 2019, houve a publicação do estudo Apple Heart, cujo objetivo foi o de avaliar a capacidade de um algoritmo de notificação de pulso irregular para identificar fibrilação atrial (FA) com o uso de um aplicativo Apple Watch pelos consumidores. Trata-se de um estudo prospectivo, aberto e pragmático, em que - se o algoritmo de notificação identificava uma possível FA - uma visita de telemedicina era iniciada e um patch eletrocardiográfico era enviado ao participante, para ser usado por até 07 dias, e a pesquisa se dava 90 dias após a notificação do pulso irregular. Houve mais de 400000 pessoas recrutadas, sendo os critérios de inclusão os seguintes: posse de Iphone e Apple Watch, com idade acima de 22 anos e residência nos Estados Unidos; os critérios de exclusão se tratavam de FA prévia e uso atual de anticoagulantes orais.

 

Para preencher desfecho primário no estudo, o aparelho precisava confirmar FA com mais de 30 segundos em pacientes que receberam notificação de pulso irregular ou se simultaneamente o Apple Watch mostrasse ritmo irregular e o aparelho de ECG identificasse FA. Relativamente aos resultados, cerca de 0,5% dos pacientes do estudo tiveram pulso irregular detectado pelo Apple Watch (probabilidade baixa de receber notificação de pulso irregular). Dessa parcela, 450 usaram o patch de ECG e os pesquisadores tiveram acesso aos dados adequadamente. O patch de ECG nesse cenário de pacientes detectou FA em suas leituras subsequentes e 84% das notificações foram concordantes com FA.

O estudo abriu margem para um estudo de acurácia publicado neste ano na Circulation. A grande questão é: se esses episódios de FA assintomática, se tratados, reduziriam risco de eventos embólicos. 

Veja o resumo desse artigo clicando no link abaixo:
https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1901183

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.