Como melhorar a eficacia do rastreio de câncer?

25/05/2017 18:41

    ARTIGO:  Effect of Combined Patient Decision Aid and Patient Navigation vs Usual Care for Colorectal Cancer Screening in Vulnerable Patient Population

 

            Alguns rastreios para cancer ja estao consolidados na prática clínica, como o de Mama, colo do útero e colorretal. Entretanto, mesmo sabendo do melhor exame e de sua periodicidade temos uma baixa adesão dos pacientes para essa tão importante medida de prevenção e detecção precoce. Um dos questionamentos possíveis seria de que uma maior participação do paciente no seu processo cuidado poderia repercutir na adesão dele.

            Nesse contexto, em artigo publicado no JAMA Internal Medicine do dia 15 de maio de 2017 fez uma pesquisa comparando a adesao dos pacientes ao rastreio de cancer colorretal em dois grupos: sendo no primeiro o paciente convidado a participar do processo de escolha (sangue oculto nas fezes ou colonoscopia) de seu rastreio e no controle uma metodologia mais tradicional. O interessante foi notar que no grupo onde os pacientes participaram mais ativamente houve uma adesao de 68%, enquato no controle apenas 27%.

                Certamente vale a pena ler o artigo na íntegra (clicando aqui). Além disso, ja podemos abrir a discussão sobre  importância de trazer o paciente para uma co-responsabilidade de seu próprio cuidado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Reuland DS, Brenner AT, Hoffman R, McWilliams A, Rhyne RL, Getrich C, Tapp H, Weaver MA, Callan D, Cubillos L, Urquieta de Hernandez B, Pignone MP. Effect of Combined Patient Decision Aid and Patient Navigation vs Usual Care for Colorectal Cancer Screening in a Vulnerable Patient PopulationA Randomized Clinical TrialJAMA Intern Med. Published online May 15, 2017. doi:10.1001/jamainternmed.2017.1294

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.