Como você trata Asma leve?

18/05/2018 16:24

        ARTIGO: Inhaled Combined budesonide-formoterol as Needed in Mil Asthma

 

            A asma é uma doença que afeta milhoes de pessoa no mundo todo e seu grande vilão é a possibilidade de remodelação brônquica e suas exacerbações, pela maioria dos casos se iniciar ainda na infância - juventude o adequado controle se torna de grande importância para uma maior promoção a saúde e prevenção de agravos. Nesse contexto, a pesquisa recem publicada no NEJM (17 de Maio de 2018) mostra os resultados do estudo SYGMA 1 comparando três tipos de tratamento para a asma leve.

            Nesse ensaio clínico randomizado e duplo-cego criou-se três grupos: 1) Placebo duas vezes por dia + SABA (B-2-agonista de curta duração) sobre livre demanda. 2) Placebo duas vezes por dia + Corticoide inalatório + LABA (b-2-agonista de longa duração) sobre livre demanda. 3) Corticoide inalatório duas vezes por dia + SABA sobre livre demanda. Com cerca de 1200 voluntários em cada grupo e um follow-up de 52 semanas tivemos resultados condizentes com as atuais recomendações.

             Em seus resultados, comparando a porcentagem de semanas com asma controlada temos que 1) 31.1% // 2) 34.4% // 3) 44.4%. Sendo o grupo 3) estatisticamente diferente dos demais grupos, além disso, o grupo 2) foi superior ao grupo 1). Esses e outros resultados (que podem ser vistos no artigo - clique aqui), mantém a importância do corticoide inalatório como modificador de doença, porém por outros desfechos também leva a discussão o fato do grupo 2) ter utilizado uma dose acumulada de corticoide muito menor. O que é certo é que esse artigo traz interessantes informações que devem ser lidas, principalmente, diante da prevalência dessa doença em nosso meio.

 

QUER VER ESSE ARTIGO RESUMIDO EM VÍDEO: CLIQUE AQUI.

 

 

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.