Diminuir o uso de bisfosfonatos aumenta o risco de fratura de quadril?

29/08/2020 10:20

PET-Evidências

(NEJM - 2020)

Os bisfosfonatos são eficazes na redução de fraturas de quadril e osteoporose. No entanto, as preocupações com as fraturas atípicas do fêmur contribuíram para uma diminuição substancial do uso de bifosfonatos, e a incidência de fraturas de quadril pode estar aumentando. 

O estudo analisou mulheres com 50 anos de idade ou mais que estavam recebendo bifosfonatos e que estavam inscritas no sistema de saúde Kaiser Permanente Southern California; as mulheres foram acompanhadas de 1º de janeiro de 2007 a 30 de novembro de 2017. O desfecho primário foi fratura atípica de fêmur. Os dados sobre os fatores de risco, incluindo o uso de bisfosfonatos, foram obtidos de registros eletrônicos de saúde. As fraturas foram avaliadas radiograficamente. Modelos multivariáveis ​​de Cox foram usados. O perfil de risco-benefício foi modelado para 1 a 10 anos de uso de bifosfonatos para comparar fraturas atípicas associadas com outras fraturas evitadas.

Entre 196.129 mulheres, 277 fraturas de fêmur atípicas ocorreram. Após o ajuste multivariável, o risco de fratura atípica aumentou com a maior duração do uso de bifosfonatos. A descontinuação do bisfosfonato foi associada a uma rápida diminuição do risco de fratura atípica. A diminuição do risco de fraturas osteoporóticas e de quadril durante 1 a 10 anos de uso de bifosfonatos superou em muito o risco aumentado de fratura atípica entre os brancos, mas menos entre os asiáticos. Os asiáticos têm um risco maior do que os brancos. O risco absoluto de fratura atípica do fêmur permaneceu muito baixo em comparação com a redução do risco de fratura de quadril e outras fraturas com o tratamento com bisfosfonatos. (Financiado pela Kaiser Permanente e outros.)

 

Mais informações no link

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.