Dor Isquêmica na Anemia Falciforme

03/02/2017 17:58

        ARTIGO: Crinalizumab for the prevention of Pain Crises in Sickle Cell Desease

        A anemia falciforme, siclemia, foi selecionada positivamente nas regiões endêmicas de malária, por suas vantagens adaptivas, entretanto no atual mundo globalizado a ocorrência de pessoas com uma mutação pontual está espalhado por todo o mundo. Nesse contexto, a atenção a pessoas com essa alteração conformacional nas hemácias, seus sintomas e condutas se torna uma conduta da clínica médica!

        Dessa forma, um dos sintomas mais comuns para esses pacientes são as dores isquêmicas, síndromes das mãos e pés e crises vaso oclusivas que acabam por atrapalhar muito na qualidade de vida. E é na prevenção dessas crises que a pesquisa publicada no NEJM do dia 02/02/2017 mostra mais um avanço no uso dos anticorpos monoclonais em terapias bem específicas. 

        Na pesquisa o Crinalizumab age se impedindo que ocorra a ligação com as P-selectinas, dificultando a formação dos trombos e, assim, diminuindo a frequência dessas dores isquêmicas. Houve redução significativa quano comparado com placebo e parece ter um promissor caminho nas condutas a esses tipos de pacientes.

        Ficou interessado em saber mais? A NEJM fez um QUICK TAKE (Vídeo Explicativo) e o resumo do artigo pode ser visto aqui.

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.