É possível prevenir Influenza A em comunicantes com antiviral?

01/08/2020 10:07

(NEJM, 2020) 

O baloxavir marboxil (baloxavir) é um inibidor da endonuclease da proteína ácida da polimerase (PA) com eficácia clínica no tratamento da gripe não complicada, inclusive em pacientes ambulatoriais com risco aumentado de complicações. O medicamento ainda não está disponível no Brasil, mas pode estar disponível no futuro.

O estudo de desenho multicêntrico, duplo-cego, randomizado e controlado por placebo para avaliar a eficácia profilática pós-exposição do baloxavir em contatos domiciliares de pacientes iniciais com influenza confirmada entre 2018-2019 no Japão. Os participantes foram divididos em uma proporção de 1:1 para receber uma dose única de baloxavir ou placebo. O desfecho primário foi a influenza clínica, confirmada pelo teste de transcriptase reversa-polimerase-reação em cadeia, por um período de 10 dias.

Entre os participantes que puderam ser avaliados (374 no grupo do baloxavir e 375 no grupo do placebo), a porcentagem em que a gripe clínica se desenvolveu foi significativamente menor no grupo do baloxavir do que no grupo do placebo (1,9% vs. 13,6%) (odds ratio, 0,14; intervalo de confiança de 95% [IC], 0,06 a 0,30; P <0,001). O baloxavir foi eficaz em subgrupos de alto risco, pediátricos e não vacinados dos participantes. O risco de infecção por influenza, independentemente dos sintomas, foi menor com baloxavir do que com placebo (odds ratio de 0,43; IC 95%, 0,32 a 0,58). O baloxavir em dose única mostrou eficácia profilática pós-exposição significativa na prevenção da influenza nos contatos domiciliares de pacientes com influenza.

 

Para mais informações, clique aqui

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.