Escore APGAR e risco de morte neonatal em pré-termos

04/07/2020 10:04

(NEJM 2020) Apgar Score and Risk of Neonatal Death among Preterm Infants

A idade gestacional é o maior determinante da morte neonatal (primeiros 28 dias de vida) em nascidos pré-termo. O artigo de hoje analisa o efeito da associação da idade gestacional com o escore APGAR no risco de morte neonatal.

Para o estudo, forma usados dados de registro de nascimento médico na Suécia, com 113.300 crianças pré-maturas (de 22 semanas e 0 dias a 36 semanas e 6 dias de gestação). Essas crianças foram estratificadas de acordo com a idade gestacional, para estimar o risco relativo ajustado e analisar as diferenças dos grupos de acordo com o escore APGAR nos primeiros 5 e 10 minutos, e a variação entre os tempos.

Houve um total de 1986 mortes (1,8%), sendo mais prevalentes no grupo com idade gestacional menor. Uma pontuação menor no escore APGAR foi associada a um risco relativo de morte maior dentro do mesmo grupo, e um aumento na taxa de diferença absoluta em todos os grupos. Outra associação importante encontrada, foi que um aumento no APGAR entre 5 e 10 minutos da avaliação está relacionada com uma menor taxa de mortalidade neonatal do que um APGAR estável.

O estudo concluiu que o escore APGAR conseguiu avaliar informações prognósticas sobre a sobrevivência neonatal em crianças pré-termo associado com as informações da idade gestacional. Para mais informações acesse: www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1915075

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.