Estamos cuidando bem dos diabéticos?

15/04/2017 10:24

        ARTIGO: Mortality and Cardiovascular Disease in Type 1 and Type 2 Diabetes

 

        As medidas de cuidado e tratamento tanto dos diabéticos tipo 1 como do tipo 2 vem sendo mais conhecidas e efetivadas a cada ano, a exemplo disso temos o aumento do tratamento com insulina, as metas diferenciadas de pressão arterial e as prevenções cardiovasculares com uso de estatinas e/ou AAS. Essas e outras medidas, como mudanças de hábitos de vida, visam diminuir os desfechos de mortalidade geral e por causas cardiovasculares, mas será que isso está realmente ocorrendo?

        No estudo realizado na Suécia de 1998 até 2014 e publicado no NEJM no dia 13/04/2017 há os resultados das comparações da evolução da mortalidade por qualquer causa e especificamente por causas cardiovasculares entre diabéticos (01 e 02) com a população. No estudo houve a conclusão que a queda na taxa de mortalidade geral ou pelo menos igual a queda do grupo controle e em alguns casos com uma redução de eventos ainda maior.

        O que temos é um interessante artigo indicando um bom caminho para continuar trilhando em busca de menos desfechos desfavoráveis. Certamente vale a pena dar uma olhada no Quick Take (vídeo explicativo) disponível ou acessar o resumo do artigo aqui.

 

REFERÊNCIA:

Rawshani, Aidin, et al. "Mortality and Cardiovascular Disease in Type 1 and Type 2 Diabetes." New England Journal of Medicine 376.15 (2017): 1407-1418.

 

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.