Estatinas e o efeito nocebo

15/11/2020 21:33

N-of-1 Trial of a Statin, Placebo, or No Treatment to Assess Side Effects. N Eng J Med publicado ahead of print – 15 Nov. DOI: 10.1056/NEJMc2031173

Uma carta ao editor recentemente publicada no New England avalia o chamado “efeito nocebo” – percepção que os pacientes tem de que uma droga causa um evento adverso que não pode ser atribuída a ela, isto é: uma forma negativa de efeito placebo.

60 pacientes que descontinuaram estatinas prescritas pelo médico por intolerância a eventos adversos recebiam 12 recipientes, 4 de cada tipo: contendo comprimidos de estatina, comprimidos de placebo ou recipientes vazios. Os pacientes não sabiam quando estavam tomando placebo ou estatina e ficavam sem usar comprimidos no período relativo aos recipientes vazios. Foi avaliada a taxa de eventos adversos de cada paciente nos períodos em que tomaram droga ativa, placebo e no período em que ficaram sem medicação.

O resultado desse estudo mostra uma taxa de eventos adversos significativamente menor quando os pacientes estão em período de frascos vazios (não tomam droga nem placebo). Nos períodos em que os pacientes tomavam placebo ou estatina, os relatos de eventos adversos eram similares, sem diferença significativa. Os resultados sugerem que em torno de 90% dos eventos adversos relatados pelos pacientes podem ser atribuídos a efeito Nocebo, e não a um efeito adverso intrinsecamente relacionados às estatinas, reforçando o perfil de segurança dessas drogas.

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.