Glicemia capilar em diabéticos não insulino dependentes?

14/06/2017 20:21

        ARTIGO: Glucose Self-monitoring in Non-Insulin-Treated Pacients With Type 2 Diabetes in Primary Care Settings

 

            A Diabetes e uma das doenças que mais ganham destaque mudialmente por aumentar o risco de diversas complicações cardiovasculares, renais e em vários outros sistemas do nosso corpo. Nesse contexto, sabendo que o ponto principal da diabetes está do descontrole dos níveis glicêmicos pode-se imaginar que a medição constante da glicemia capilar pode ser uma ferrameta importante no controle da doença, inclusive isso já está bem consolidado para os pacientes em uso de insulina, ainda mais pelo risco de hipoglicemia advindo do uso dessa medicação.

            Entretanto, o hábito de medir a glicemia em pacientes diabéticos que não usam insulina ainda não está bem consolidado. Em pesquisa publicada pelo JAMA Internal Medicine em 10 de Junho de 2017 foi realizado um Ensaio Clínico Randomizado avaliando se haverá vantagens nesse monitoramento. A pesquisa que pode ser lida na íntegra de forma gratuita clicando aqui conclui que não há vantagens na auto-monitoramento da glicemia capilar por pacientes diabéticos tipo 02 não insulino dependentes. 

Se você gosta de vídeos não pode deixar de ver o resumo do artigo no canal JAMA Internal Medicina (Veja aqui)

REFERÊNCIAS

Young LA, Buse JB, Weaver MA, Vu MB, Mitchell CM, Blakeney T, Grimm K, Rees J, Niblock F, Donahue KE, for the Monitor Trial Group. Glucose Self-monitoring in Non–Insulin-Treated Patients With Type 2 Diabetes in Primary Care SettingsA Randomized TrialJAMA Intern Med. Published online June 10, 2017. doi:10.1001/jamainternmed.2017.1233

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.