Hipotireoidismo subclínico em idosos: o que fazer?

07/04/2017 23:12

        ARTIGO: Thyroid Hormone Therapy for older Adults With Subclinical Hypothyroidism

O hipotireoidismo subclínico, frequente em idosos, se caracteriza por TSH elevado sem aumento no nível dos hormônios tireoidianos. Assim, é questionado se existe algum benefício clínico em prescrever reposição hormonal para hipotireoidismo subclínico noidoso.

Um artigo dessa semana do NEJM (06/04/2017) tentou esclarecer essa dúvida. Nesse estudo, foram incluídos pacientes acima de 65 anos com hipotireoidismo subclínico persistente e foi feito um ensaio clínico duplo cego randomizado com 369 pacientes recebendo placebo e 368 pacientes recebendo levotiroxina. Foi feito o acompanhamento por no mínimo 1 ano e por no máximo por 3 anos.

Foi definido como desfecho primário a melhoria na qualidade de vida relacionada à saúde mediante questionários validados. Dentre os desfechos secundários, foram incluídos função cognitiva executiva, hipertensão, peso, circunferência abdominal, IMC e eventos cardiovasculares 

Ao fim, concluiu-se que não houve benefício clínico na reposição hormonal nesse tipo de paciente. Todavia, como limitações, o estudo não estabeleceu um protocolo de reposição hormonal agressivo, não houve medida dos níveis de autoanticorpos, a maioria dos pacientes incluídos era pouco sintomática e poucos possuiam TSH>10 mIU/L.

Verifique o resumo desse artigo aqui.

 

Stott, David J., et al. "Thyroid Hormone Therapy for Older Adults with Subclinical Hypothyroidism." New England Journal of Medicine (2017).

Download

Clique na imagem abaixo e leia a segunda edição do nosso E-book sobre MBE gratuito para levar onde quiser.